domingo, 1 de maio de 2011

Seminário

Na próxima terça-feira, pelas 17h00, estarei na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a dinamizar um seminário intitulado “O que é Utópico e o que é realista em Economia?” O meu ponto de partida é uma interpretação da obra de Karl Polanyi, obra que é hoje usada em inúmeros estudos críticos de economia nas várias ciências sociais, da sociologia à economia, e para lá delas. Esta passagem de A Grande Transformação será explorada: "Enquanto que a economia 'laissez-faire' foi o produto da acção deliberada do Estado, as restrições subsequentes ao 'laissez-faire' iniciaram-se de forma espontânea. O 'laissez-faire' foi planeado; o planeamento não. (…) [A] ideia de um mercado auto-regulável era utópica e o seu progresso foi obstruído pela autoprotecção realista da sociedade". Baseado em estudos "polanyianos", tentarei dar algumas indicações sobre os vários "monstros" estatais que nenhuma economia avançada dispensa, sobre a globalização e a União Europeia como utopias liberais. Apareçam.

4 comentários:

Wegie disse...

A Grande Transformação já era leitura obrigatória da cadeira de História Económica da Faculdade de Economia do Porto em 1973. passaram-se 38 anos e muita água debaixo da ponte.

Nuno disse...

a entrada é livre?
Nuno

Fábio disse...

O "monstro" de Bruxelas evita muitos "monstrinhos" nos 27 países da UE, visto que o princípio da subsidariedade significa que muitas disposições podem ser tomadas centralmente. Suponho que este aspecto deve estar presente na Agenda de Lisboa, para dar à economia europeia o lugar que lhe compete no concerto (conserto) das nações.

Anónimo disse...

Viva.

Como nem todos vivemos em Lisboa, Coimbra ou Porto, para tirar um curso de um mes.
Que tal por o video no youtube (o Medina Carreira já enjoa). Ou criar uns power points.
Obrigado.

Cumprimentos,
RJ