segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A austeridade não resulta?

…então acrescente-se mais austeridade. Esta é a conclusão das notícias do dia em relação à Irlanda, Portugal, Espanha e Grécia. O mais incrível é que, face aos claros riscos de contágio da crise, produto da amálgama que os mercados financeiros criam, estes países não conseguem articular-se minimamente numa tomada de posição comum. Espanha diz que não é Portugal (o nível da dívida pública é mais baixo). Portugal diz que não é a Irlanda (o nosso défice está a descer e os bancos estão de boa saúde). A Irlanda diz que não é a Grécia (não precisa do recurso ao fundo de estabilização europeu). A Grécia, entretanto, começou a falar de reestruturação da dívida. À porta fechada e sob comando dos credores, como é óbvio. E Portugal? Cá andamos entretidos com coligações, execução do orçamento e a fiar-nos na Virgem para que corra tudo bem. Perceber quem são “os mercados”, tentar refundá-los ou mostrar que cada contrato de dívida pública é um pau de dois bicos, não interessa. É perder tempo diz o presidente. Preocupemo-nos em ser bem comportadinhos. Pode ser que nos dêem uma côdea.

Há ainda dúvidas quanto à justeza da Greve Geral?

8 comentários:

Luis Moreira disse...

E a Monsanto vai-nos impedir de publicar isto?: http://estrolabio.blogspot.com/2010/11/atencao-brasil-cartilha-de-ziraldo.html

Mandam nos governos, está aqui a prova, se mais fosse necessário.

Carlos Albuquerque disse...

Uma greve a protestar contra capitalistas estrangeiros, enquanto se apoiam os capitalistas nacionais que cortam no estado social para gastar em TGV's?

NunoSav disse...

A greve não passa de um show, para mostrar descontentamento deixo de pagar impostos, se quisessem influenciar decisões importantes para o país tinham feito a(s) greve(s) antes do orçamento de estado 2011.

É óbvio que, tal como na França, em nada daria. Recuar agora seria um sinal de fraqueza e quem sabe o povo ainda pedia mais!!!!! EUA e Europa equiparados a países de 3º mundo nos próximos anos? Já não me rio muito com a ideia...

Diogo disse...

Sou engenheiro informático.

Pelo desastre económico que vai por esse mundo fora e pelas análises económicas aqui feitas, cada vez me convenço mais que a «economia» está mais próxima da astrologia do que da ciência.

Bruno Afonso disse...

E o que ajuda a greve geral?

Era mais util pasar o tempo a pensar em solucoes e propo-las. Mas e' mais facil nao fazer nenhum...

Anónimo disse...

Pois se a greve é justa e ajudará a sair do imbróglio, façamos duas por semana: uma à sexta e outra à segunda.

Anónimo disse...

Se resultar, acrescente-se uma a meio da semana.

Dédé disse...

E se não for a "bem"...
Merkel pressiona Irlanda E será que vai recorrer a argumentos mais persuassivos?