quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ladrões em Évora

A Sociedade Harmonia Eborense convidou os Ladrões de Bicicletas para participarem numa mesa redonda sobre a crise. Eu fui destacado para esta incursão alentejana. A sessão terá lugar no próximo Sábado às 16h, contando também com a participação de José António Barreiros e Manuel Branco.

Não revelando detalhes, irei defender que a presente crise orçamental vivida na Europa é mais uma manifestação (particularmente aguda) de um modelo de desenvolvimento económico e social que transfere os riscos para os trabalhadores e para os contribuintes com menor capacidade de evasão fiscal (ou seja, os trabalhadores e os pensionistas), colocando o Estado ao serviço da acumulação do capital financeiro. O resultado é o aumento das desigualdades de rendimentos e a vulnerabilidade social das camadas mais desfavorecidas da população.

Até lá.

3 comentários:

Diogo disse...

«uma manifestação (particularmente aguda) de um modelo de desenvolvimento económico e social»?


Já vi explicações piores.

Anónimo disse...

Parabéns Ricardo pela sua intervenção ontem na SHE. DE uma clareza e lucidez assinaláveis.
Sei que só tinha notas, mas não pode colocar uma sintese aí nos Ladrões?
O JAB colocou o texto no Blog Geometria do Abismo e se o Ricardo e o Manuel Branco divulgassem as v.intervenções seria interessante.
Maria Helena Figueiredo

Ricardo Paes Mamede disse...

Cara Maria Helena,
voltarei aos temas que abordei em Évora logo que possível. O tempo agora é escasso - e a intervenção foi longa... Agradeço a compreensão.
Até breve,
Ricardo