terça-feira, 11 de novembro de 2014

«74-14 | O SAAL e a Arquitectura»


Por ocasião do 40º aniversário do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), o Centro de Estudos Sociais e o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra promovem, entre 14 e 16 de Novembro, o Colóquio Internacional 74-14 | O SAAL e a Arquitectura, em parceria com a Fundação de Serralves, o Centro de Documentação 25 de Abril e o Docomomo Internacional.

Com este colóquio, pretende-se debater o SAAL «enquanto modelo histórico, à luz da circunstância contemporânea», assumindo-se que este programa singular de política pública de alojamento serve, «ainda hoje, para questionar e debater os temas e desafios que nos põem a questão da habitação, bem como a sua relação de proximidade com a arquitetura». Vigente entre 1974-76, o SAAL surgiu de facto como «um serviço descentralizado e desburocratizado, inserindo-se nos processos complexos da relação tripartida entre o Estado, os moradores pobres e os arquitetos». Além de gerar soluções inovadoras de promoção habitacional e de, nesses termos, «produzir arquitectura», o SAAL constitui ainda um processo de «reflexão séria e consciente sobre a cidade e os seus processos de planeamento».

O programa do colóquio internacional, que pode ser consultado aqui, contempla quatro perspectivas sobre o SAAL: a do seu enquadramento na arquitectura portuguesa; a da sua autonomia e relação com as instâncias de poder e a própria sociedade; a do seu significado enquanto processo de inclusão social e de materialização do direito à cidade; e a do diálogo interdisciplinar e entre formas distintas de conhecimento que permitiu. Ainda no âmbito do colóquio, está patente na Fundação de Serralves, até Fevereiro de 2015, a exposição «O Processo SAAL: Arquitectura e Participação, 1974-1976».

Sem comentários: