quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Para cidadãos praticantes...

A sublevação tunisina ressoa para lá do mundo árabe. Muitos dos seus detonadores estão presentes noutros lugares: um crescimento desigual, um desemprego elevado, manifestações reprimidas por fortes aparelhos policiais, uma juventude instruída e sem saídas, burguesias parasitárias que vivem como turistas nos seus próprios países. Os tunisinos não vão acabar com todos estes males ao mesmo tempo, mas libertaram-se do jugo da fatalidade. «Não há alternativa», repetiram-lhes. Eles responderam-nos que, «por vezes, o impossível acontece».

Serge Halimi

A melhor forma de criar músculo cidadão, que é o que pode levar o sangue dos recursos comuns aos sítios onde ele é necessário, é aprofundar a memória dos direitos que nos melhoraram como civilização, ter hoje uma prática que defenda os pilares do Estado social e nunca perder de vista os processos democráticos de aferição das finalidades que perseguimos. Isso faz-se nos dias das eleições e nos outros dias todos. Participando. É que, em rigor, o cidadão não participante é uma ilusão. Não existe. Só continuam a chamar-lhe cidadão para ele não descobrir que é um mundo antigo que estão a reconstruir em seu redor. Revoltar-se-ia?

Sandra Monteiro

O sumário do número de Fevereiro do Le Monde diplomatique - edição portuguesa está disponível aqui.

5 comentários:

Ricardo disse...

Um milhão na Avenida da Liberdade contra esta classe politica:

http://correntes.blogs.sapo.pt/947511.html

Anónimo disse...

Têm tazão isto é mesmo para os praticantes de uma religião. É uma questão de fé. A vossa seita bate-se contra a democracia representativa, logo burguesa? Um milhão na rua contra a democracia?

Brutus

Anónimo disse...

http://www.alternet.org/story/149793/the_egyptian_uprising_is_a_direct_response_to_ruthless_global_capitalism

João Carlos Graça disse...

Para uma versão ligeiramente diferente, mas bem interessante e talvez mais precisa... e sobretudo tanto quanto possível afastada dos "problemas de lana caprina" para os quais o mainstream faz questão de arrastar-nos, ver o Thierry Meyssan, da Voltaire Net, aqui: http://www.voltairenet.org/article168311.html

linkwheel disse...

I used to be wondering if you want to be a guest poster on my web site? and in trade you may include a link your submit? Please reply whenever you get a chance and I will ship you my contact particulars - thanks. Anyway, in my language, there will not be much good supply like this.