sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As ideias são uma força material...



"A autoridade, uma construção intensamente social, sobrepõe-se aos factos quando a correlação de forças é desfavorável à reforma. Os simples factos, mesmo que sejam factos no valor de 2 biliões de dólares, raramente vencem uma boa ideologia." O economista político Mark Blyth tem uma interessante reflexão no blogue Triple Crisis sobre a ausência de mudança no paradigma económico dominante. Blyth está bem posicionado para o fazer. Afinal de contas, trata-se do autor de um dos melhores livros que já li sobre a interacção entre as ideias e as transformações institucionais em contexto de crise económica: Great Transformations.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu também a acho perigosa. Só que o tenho gasto de forma excessiva. A CGD já disse que não me esmpresta, pois suspeita de que eu não possa pagar. Ao João Rodrigues não me atrevo a pedir, pois suspeito que não me emprestará (além de não querer perder o dinheiro, não se deve emprestar dinheiro a um porco neo-liberal). Um problema. Será que o perigo não reside no que me conduziu a esta situação?
Já Hegel o dizia, mas depende das ideias, não será?

Jorge Rocha

Anónimo disse...

So!!Check this out:

http://nwoobserver.wordpress.com/2009/12/03/the-aim-of-the-financiers-a-one-world-government/

tempus fugit à pressa disse...

eu tenho uma ideia para imprimir notas de 3 euros

anda aí muita gente nas outras

e os chineses andam já nas moedas

logo uma nova abordagem

Anónimo disse...

http://www.alternet.org/story/150047/rupert_murdoch_and_david_koch_collude_against_wisconsin_workers?akid=6577.240593.Sk9BZI&rd=1&t=2

Anónimo disse...

http://www.alternet.org/story/
150047/rupert_murdoch_and_david
_koch_collude_against_wisconsin_
workers?akid=6577.240593.Sk9BZI&rd=1&t=2

linkwheel disse...

Daniel, yea I can see what you probably did there. I really appreciated that part, however hehe I am not that harsh like my dad with these things. He at all times tells me crazy stories again in the day and calls me a loser. I guess it's time I move out of my dad and mom' basement LOL. Aaanyways, what about you? what does your dad think xD" Anyway, in my language, there are usually not a lot good source like this.

linkwheel disse...

Glorious info here. This interesting put up made me smile. Perhaps should you throw in a few footage it'll make the whole thing extra interesting. Anyway, in my language, there are not much good supply like this.