sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Consequências da hegemonia

Publicado em 2003, este livro reúne contributos de economia política crítica da configuração neoliberal da integração europeia. A conclusão de Alan Cafruny é actual. Deixo alguns excertos traduzidos: “A quase ausência de um orçamento comunitário não permite políticas redistributivas com o alcance necessário para minimizar o desenvolvimento desigual, compensando as economias mais fracas que perderam o instrumento da desvalorização cambial (...) O problema da debilidade da procura é central para explicar os problemas económicos da Europa na última década. A não ser que o orçamento da União aumente substancialmente e que seja desenvolvida uma política orçamental europeia, as realidades do desenvolvimento desigual a nível nacional ameaçarão, mais tarde ou mais cedo, a estabilidade do mercado interno e limitarão a coesão da classe capitalista transnacional europeia (...) Se a presente trajectória de crescimento baixo e de desemprego de massas continuar, o conflito sobre os termos da união monetária intensificar-se-á (...) O capital europeu não tem sido bem servido pela rendição condicional do trabalho: a ausência de pressões sociais que sirvam de freio não gera os incentivos para que o capital transcenda os seus interesses de curto prazo e estabeleça instituições regionais que possam sustentar a estabilidade social e a autonomia monetária. Na ausência destas instituições, a Europa neoliberal está condenada a confrontar-se com uma combinação de racionalidade de mercado e de nacionalismo ressurgente que se reforçam mutuamente.”

7 comentários:

Ricardo disse...

Claro que sim,esse é o consenso de Washington aplicado na Europa!
Mas o que tem falhado é uma esquerda(e na falta dela a sociedade civil)séria,o centro-direita tem feito o seu trabalho!
Reparem bem que em Portugal andam a brincar às esquerdas,imitando o sporting e lutando pelo terceiro lugar,disputando as manifs e as sensuras...Ridiculo!!

Anónimo disse...

Check this out:

http://www.activistpost.com/2011/02/exposing-wall-streets-crimes-why-no.html

Anónimo disse...

And this:

http://www.roguegovernment.com/Greece_reassures_IMF_on_privatization/24760/0/8/8/Y/M.html

DOCTOR NO, NO, NO VIEGAS NO PLEASE- JUST SAY NO disse...

E o problema demográfico identificado pelos japões nos anos 80 como potencialmente depressor económico?

foi há 30 anos quem ligou então

nem os japs
e contrariamente aos estados unidos e ao japão em que se considera honrado trabalhar após a reforma


agora culpar o neo-liberalismo de tudo e mais alguma coisa é moda

Anónimo disse...

And this too:

http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/feb/07/tax-city-heist-of-century

Anónimo disse...

http://www.guardian.co.uk/
commentisfree/2011/feb/07/
tax-city-heist-of-century

linkwheel disse...

There are definitely a lot of details like that to take into consideration. That may be a great point to deliver up. I supply the ideas above as normal inspiration however clearly there are questions just like the one you deliver up where an important thing can be working in trustworthy good faith. I don?t know if greatest practices have emerged around issues like that, but I am sure that your job is clearly identified as a fair game. Anyway, in my language, there are usually not much good source like this.