quinta-feira, 23 de abril de 2009

Não vê quem não quer


Assisti ontem a uma mesa redonda de jornalistas (dois deles económicos) na RTP 2. Com uma franqueza que me pareceu sincera reconheciam que tinham falhado redondamente na sua missão de jornalistas ao não antecipar o descalabro que estamos a viver. Tomara que os economistas em geral e os que têm responsabilidades no ensino da Economia, em particular, tivessem a mesma atitude.

De facto para ver não basta ter olhos, é preciso não ter a cabeça mergulhada na opinião da maioria. Não era ainda ladrão de bicicletas nesses tempos remotos e por isso mesmo sinto-me livre e ao mesmo tempo obrigado a tirar o chapéu a quem teve olhos e cabeça desimpedida para ver. Numa rápida prospecção histórica pelo arquivo dos ladrões recolhi: 2 de Julho 2007 e 26 de Julho de 2007 e 27 de Julho de 2007

Continuando encontraria mais e melhor.

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente os artigos destapavam na altura a ponta do iceberg. Mas um deles falha numa questão fulcral: Elogia a politica monetária da FED, quando de facto foi o laxismo da mesma, quer nos anos 90, quer já no sec. XXI, que alimentou as bolhas bolsistas e imobiliárias... algo que outros vêm alertando há anos. Isso também só não vê quem não quer.

Carlos

L. Rodrigues disse...

O macaquinho lembra-me o Alan Greenspan. Foi de propósito?

Miguel Fabiana disse...

http://tinyurl.com/AlanGreen

Oscar Maximo disse...

O que enxugou a liquidez foi o preço alto da energia durante uns meses. De facto, todas as crises de energia, foram seguidas de crises económicas. Parece que isto é uma coisa que a maioria continua sem ver.

I disse...

Quando a Enron Corporation foi ao ar, disse a alguns amigos: "vem aí uma grande crise económica".Ora não sou jornalista nem sou a Maya.limito-me a ler e a pensar.