sábado, 30 de abril de 2022

A Revolução dos Cravos segundo a Pordata

Para assinalar mais um aniversário do 25 de Abril, e supostamente a profunda transformação social que a Revolução dos Cravos desencadeou, a Pordata decidiu escolher um conjunto de indicadores que primam pela irrelevância, face ao significado desta data para a sociedade portuguesa. Quase como quem vai caçar perdizes e regressa, todo contente, a exibir os pardalecos que apanhou.

Diz-nos a Pordata que somos hoje mais 1,6 milhões face a 1974, ignorando que a tendência nunca deixou de ser, durante o Estado Novo, de crescimento demográfico (apesar das elevadas taxas mortalidade e emigração, durante a ditadura). E destaca também que hoje casamos menos, quando um dado bem mais relevante - deste ponto de vista - seria o da evolução dos divórcios (interditos até 1975 a casais que tivessem optado pelo casamento católico). Tal como nos diz que hoje votamos menos, passando ao lado da farsa que eram os processos eleitorais antes do 25 de Abril.


Exceptuando a referência ao número de doutoramentos, que indicia a progressiva democratização do ensino em Portugal - sendo contudo, para esse efeito, bem mais significativa a análise da evolução das taxas de escolarização, ou do abandono escolar precoce (que em 1992 ainda se situava em 50%, rondando hoje os 6%) - os indicadores escolhidos pela Pordata para assinalar o 25 de Abril parecem, de facto, pretender passar ao lado do ponto de viragem que a data instituiu, nomeadamente em termos de conquistas sociais.

É pois com perplexidade que se constatam as opções da base de dados do Pingo Doce para assinalar a Revolução dos Cravos. Mas depois lembramo-nos que foi também a Pordata que decidiu assinalar o 1º de Maio, Dia do Trabalhador - e a par das repugnantes campanhas de compras nessa data (iniciadas em 2012) - com uma infografia miserável, onde se sugere (por ignorância ou sonsice reiteradas) que a produtividade depende do «desempenho do trabalhador». E então, afinal, tudo começa a fazer sentido.

2 comentários:

Anónimo disse...

O 25 de Abril põe em evidência a dimensão da luta de classes na modelação do acontecer Histórico e isso assusta alguns e outros que não entendem.

Amélia Nunes disse...

Sem comentários. O texto já disse tudo sobre a relevância do 25 de Abril para certa elite econômica. Aff