sexta-feira, 8 de abril de 2022

A social-democracia e as campanhas anti-comunistas


Continuo basicamente a rever-me na posição comunista sobre a guerra em curso. Ao contrário do que pensa um certo pensamento provinciano, esta posição de condenação da guerra e do imperialismo é convergente com muitas, mesmo muitas, outras por esse sistema internacional afora, oriundas de setores anti-imperialistas muito variados, incluindo ao nível dos Estados.

Obviamente, esta cuidadosa e corajosa posição do PCP está a ser aproveitada para mais uma viciosa campanha anti-comunista, com tonalidades fascistas, o que não tem impedido muitos intelectuais social-democratas entrincheirados de com ela alinharem e de a alimentarem, num dos espetáculos mediáticos mais lamentáveis a que tive a oportunidade de assistir. Da Grécia a Portugal, os sinais estão aí, mas há quem também não tenha incentivos, incluindo pecuniários, para os ver, digamos.

Por cá, há algumas excepções intelectuais mais ou menos mediáticas a um panorama desolador. Carmo Afonso, por exemplo. Esta advogada, “social-democrata dos bons tempos”, como diz, tem-se destacado pela sua autonomia. O artigo de hoje tem momentos particularmente notáveis: 

“Tristes tempos em que uma guerra é pretexto para diminuir uma força política que tem estado no lado certo das lutas que os portugueses travaram. É sobretudo um partido dos trabalhadores (…) Pode dar-se o caso de os portugueses já não precisarem da luta. Mas, voltando ao que faz sentido, é mais certo que estejam a ser distraídos por quem quer acabar com ela.”

De facto, qualquer social-democrata com memória e conhecimento de história nacional e global, sabe que sem comunistas nunca houve avanços social-democráticos dignos desse nome ou resistência ao retrocesso neoliberal cada vez mais armado que os grupos dominantes estão apostados em consolidar, agora que sentem que o mundo multipolar pode mesmo ser irreversível.  


7 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto isso: Macron calls Polónia premier ‘extreme right anti-Semite’
The leaders of France and Poland are locked in an ideological and personal quarrel https://www.rt.com/news/553540-macron-poland-extremist-lgbt/

Anónimo disse...

ENQUANTO ISSO: O Credit Suisse estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela, uma das nações mais sancionadas do mundo, crescerá 20% em 2022, uma recuperação que seria impulsionada pelo aumento da produção de petróleo. https://actualidad.rt.com/actualidad/426401-estiman-alto-crecimiento-economia-venezuela-2022

Anónimo disse...

Estou quase a desistir com tanta mentira:
Expresso:
“sublinhamos que os mísseis táticos Tochka-U, cujos restos foram encontrados nas proximidades da estação de Kramatorsk e [cujas imagens] foram divulgadas como testemunhas, são usados apenas pelas forças armadas ucranianas”. https://expresso.pt/guerra-na-ucrania/2022-04-08-Ataque-a-estacao-de-Kramatorsk.-Onde-fica--Quem-fez--E-porque--fb5e82ee

R.T. : Tanto la República Popular de Donetsk y Rusia, como el presidente de Ucrania, Vladímir Zelenski, afirmaron que el ataque fue perpetrado por un misil del complejo Tochka-U.

Momentos después de la aparición de la primera información sobre el ataque, el asesor del jefe de la Oficina Presidencial de Ucrania, Alexéi Arestóvich, declaró que en la ofensiva se usó un misil Iskander.

En ese contexto cabe destacar que los misiles Tochka-U tienen una parte distintiva, hecha de malla, y esta parte se observa en la imagen VER IMAGEM) del proyectil que cayó en Kramatorsk. Los misiles Iskander no cuentan con este detalle. https://actualidad.rt.com/actualidad/426408-saber-ataque-misil-kramatorsk

Anónimo disse...

https://ionline.sapo.pt/artigo/768221/sites-do-pcp-atacados-por-hackers-pro-ucranianos?seccao=Portugal_i

Rogério G.V. Pereira disse...

« sem comunistas nunca houve avanços social-democráticos dignos desse nome ou resistência ao retrocesso neoliberal»

Lapidar!

João disse...

O anónimo está a citar o ministério da defesa russo, citado pelo expresso. Isso nao é um facto jornalistico, é uma citação de uma parte interveniente no conflito.

Anónimo disse...

O mesmo parlamento que não deixa um deputado difamar todo um grupo étnico, vai bater palmas de pé a um presidente que tornou esse mesmo grupo étnico cidadãos de segunda, quando promulgou a Lei das Populações Indígenas em Julho de 2021. Esta merda não se inventa.
Extremamente desiludido com o BE, de quem esperava mais. Agradecido ao PCP por não vergar e chamar os bois pelos nomes.