quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Anomalias?

Ao resistirem à tentação de entrar no governo de Costa, optando por extrair concessões modestas mas tangíveis em troca do apoio parlamentar, o BE e o PCP traçaram um caminho entre o fechamento sectário e a neutralização política, mantendo a oportunidade de colocar em cima da mesa soluções mais radicais [da reestruturação da dívida à saída do Euro] para as dificuldades do país quando a próxima crise da Zona Euro chegar.

Excerto da principal conclusão política de uma análise com fôlego à evolução histórica recente da formação social portuguesa, “anomalias lusas”, publicada pelo historiador irlandês Daniel Finn na que é para mim a melhor revista de pensamento político em sentido amplo do mundo anglo-saxónico, a New Left Review.

A crónica de Owen Jones no The Guardian, talvez suscitada pela leitura deste artigo, ilustra também o renovado interesse no caso português. É uma crónica interessante, mas prejudicada pelos hábitos voluntaristas e europeístas típicos do comentário progressista. Esquece-se das circunstâncias políticas específicas do tempo e do lugar que tornaram possível a actual solução e que tornam difícil a sua repetição noutros contextos, incluindo a extensão do recuo histórico anterior, de resto em larga medida por reverter, dada a natureza necessariamente limitada do que foi conseguido. E lembra-se de colocar às esquerdas contraproducentes tarefas de reforma com escala europeia, que estas não estão em posição de prosseguir nessa escala, e de sobrestimar as mudanças no PS, cujas elites ainda dominantes não fizeram o tipo de ruptura ideológica de Corbyn e companhia com a Terceira Via.

Entretanto, do último número da New Left Review consta também uma extensa entrevista a Catarina Martins que vale a pena ler pelas perguntas e pelas respostas. Se exceptuarmos um momento de injusto paternalismo em relação a um PCP de que está próxima nas áreas fundamentais, incluindo direitos e liberdades, e uma sobrestimação do papel bloquista no arranque da solução governativa, a verdade é que Catarina Martins está em grande forma na avaliação da conjuntura e da estrutura nas várias escalas. Sem ilusões em relação à social-democracia realmente existente, revela uma aguda consciência da economia política europeia.

Com esta direcção, o BE está em condições de evitar o triste destino do Syriza, não se deixando cooptar, nem condicionar por uma certa opinião euro-liberal dita de esquerda, muito presente na comunicação social, mas sem grande relevância política fora dela: intransigência estratégica e flexibilidade táctica, função de uma correlação de forças que pode e deve ser mudada.

43 comentários:

Anónimo disse...

Um bom comentário, com uma nota crítica mas necessária à crónica de Owen Jones no The Guardian.

A honestidade intelectual é sempre um bem de louvar. E posta-se regra geral (nem sempre, é verdade) à esquerda

Anónimo disse...

O Sr. Daniel Finn faz-me lembrar, nesse seu artigo, uma típica e atualíssima postura de uma certa esquerda para quem os constrangimentos circunstanciais nada são e o supremo bem a perseguir é a perfeita revolução futura, revolução essa que nunca chega e, diga-se em abono da verdade, ela pouco faz por fazer chegar. À pragmática segurança do pouco e imperfeito, mas sólido, prefere-se a perpétua perfeição do tudo num futuro a haver. Esquece-se essa gente de que o futuro se tem transformado - a cada hora, a cada dia, a cada ano, a cada década - num presente de chumbo e de desgraça. Dessa esquerda e dos seus maravilhosos conseguimentos temos nós um exemplo no grego Syriza.
A pergunta que se não faz é aquela que, porventura, mais interessa: numa UE que mais não é que uma marioneta nas mãos dos grandes poderes económicos transnacionais quanto tempo duraria - face a chantagens e violentas ingerências de toda a ordem - um governo onde estivessem representados o BE e (sobretudo) o PCP?

Jose disse...

A esquerda nunca ultrapassa o papel do saca/distribui.
Entretanto faz engordar o Estado quanto possa, cuidando do pasto que para si projecta.
Para a economia capitalista está sempre no papel do parasita que incomoda enquanto não vira praga que destrua.
E apregoam este seu papel como quem cumpre uma missão de alto significado e extraordinário bem público!

Anónimo disse...

O perfil da "esquerda"traçado por um "ultra ultra" não tem grande valia.

Registe-se apenas termos usados que indiciam uma profissão falhada: "pasto" , "parasita" "praga"

Anónimo disse...

Quanto ao bem público defendido por herr jose seria este em Outubro de 2013 , nos anos de chumbo da governança do seu amigo Passos Coelho? :

No alto do seu púlpito herr Jose invectivava:
"Não sejas burro!
A vontade é a dos credores que há dois anos te dão de comer, e se deixares de ser uma besta talvez te assistam mais um pouco!
Noutras partes do mundo, por exemplo, já estavas à fome à muito."

E rebolava no alto da sua pileca, sentindo a engorda dos credores que defendia

Enquanto esperava que lhe caíssem nas mãos os proventos devidos a quem assim fazia assim o seu papel de traidorzeco de meia tijela.

Que diabo. Para que é que ele era afinal "Consultor Financeiro"?

Anónimo disse...

Pela mesma altura Herr Jose como verdadeiro "consultor financeiro" pedia mais engorda aos seus amigos, cuidando do pasto que para si projectava

"Dizem alguns bons espíritos, e eu subscrevo, que quanto mais troika melhor"

E apregoava este seu papel como quem cumpre uma missão de alto significado e extraordinário bem para os bolsos dos Empreendedores de alto coturno

Anónimo disse...

A pergunta que não se faz, 6 de setembro de 2017 às 22:10?

Não se faz onde, se foi essa a narrativa da PàF, tentando que Europa destruísse a acção do Governo de Costa»

Como não, se ainda agora o cavaco no seu constituinte registo demencial recuperou esse tema da revolução socialista inaceitável?

Pedro disse...

O Bloco está próximo do PC no que diz respeito a direitos e liberdades ? Do PC que apoia a ditadura estalinista norte-coreana, o neoliberalismo do MPLA e da China ?

Espero bem que não...

Anónimo disse...

Sim, o Bloco está próximo do PC no que diz respeito a liberdades e garantias.

E pela defesa desses tem feito mais o PC do que o BE.

O folclore das relações e contactos institucionais antigos que o PCP nunca alienou não contrariam a luta pela defesa de liberdade e garantias. O mesmo já não sucede com muitas ambiguidades do BE. Ainda agora, na greve da AE, foi o BE que teve de corrigir a mão, que no início nem sem percebia muito bem afinal o que achavam.

Anónimo disse...

A pergunta que se faz - e muitos radicais revolucionários de pacotilha não fazem - a 6 de Setembro, às 22:10, vem no seguimento daquilo que anteriormente a ela é escrito. É só ler. Como também é só ler que a alusão à néscia falta de sentido estratégico no sopesar das forças atualmente em oposição nesta UE de todos os negócios vai direitinha a forças como o Syriza e a quem nele depositou altíssimas esperanças (diga-se, inequivocamente, o nome desse "quem": o nosso queridíssimo BE).
E, por favor, deixemos de fora desta nossa troca de impressões - quanto mais não seja por uma questão de higiene - as atoardas de um morto-vivo político, pois este debate quer-se à esquerda e feito por gente de esquerda.

Pedro disse...

Sim caro malcriado que se esconde atrás do anonimato.

Um partido como o PCP, que defende modelos ditatoriais e totalitários como o da Coreia do Norte, MPLA e URSS é um lutador pela defesa de liberdades e garantias de pacotilha.

É como se o PNR se apresentasse como grande lutador pela defesa de liberdades e garantias.

É obviamente treta.

Anónimo disse...

Mas ó pedro , o pedro não percebe as coisas mais elementares obrigando os demais a terem sistematicamente de lhe explicarem essas mesmas coisas mais elementares?

Alguém mandou ir estudar o pedro. Mas parece que isso não basta , pois não ó pedro?
Vamos então devagarinho para o pedro perceber.

A condição de comentador é uma condição permitida por quem manda neste blog. Não cabe a putos malcriados e ignorantes arvorarem-se em censores de meia-tijela

Será que desta vez o pedro percebeu?

Anónimo disse...

Também se percebe que o pedro seja para além do que já se demonstrou um pequeno anti-comunista da treta.

Mas este paleio não serve num blog de adultos. Por isso que o pedro fique como as suas luminárias comparativas que lhe ficam a matar.

O que não se pode todavia deixar passar é esta afronta do pedro à realidade

Ó pedro, URSS? Mas isso há quanto tempo não existe?

Ou este pedro tem necessidade de se enterrar no passado, feito treteiro profissional, ou já nem consegue distinguir a URSS da Rússia, feito profissional treteiro

Uma lástima este pedro

Anónimo disse...

Sim, Senhor, Sr. Pedro,

Andam os Ladrões de Bicicletas há dez anos a abrir a caixa de comentários ao anónimos, seguindo o bom princípio de que o que interessa é a opinião e o debate dos pontos de vista e não o nome de quem os assina e que sem nome uma opinião vale por si e não pelo nome do dono, e vem o V.Exa chamar malcriados aos que conhecem bem a etiqueta da casa.

Depois, toda a sua resposta é reles de uma ponta à outra, chamar malcriados aos outros e declinar o mais folclore que se segue, sem qualquer argumento, mostra bem como o seu perfil democrático se adequa bem a um debate acerca das liberdades e garantias. Gaba-te, cesto, que bem topamos a sua velha e relha concepção de liberdade e democracia.

Anónimo disse...

Pedro ainda é mais aldrabão do que quer evidenciar. A identificação do dito (ou da dita) conduz a um beco sem saída. Pode perfeitamente ser uma qualquer Maria Adelaide ou até o rei da Swazilândia. E ainda se arma em virgem com os anónimos quando nada o distingue deles.

Anónimo disse...

Vá lá... não sejam mauzinhos para o Sr. Pedro... Temos de compreender que vem aí o 11 de Setembro e o bom do senhor já começou a defumar-se no incenso das reverenciais procissões comemorativas das extremas e perpétuas dores dos seus amiguinhos ianques. O estado do nosso queridíssimo amiguinho é o de agudíssima nevrose: ao ouvir um som consonântico, seja ele qual for, raspa-lhe o interior da alma o aspérrimo r gutural de URSS e tolhe-se o coitado de horror ao assobiarem-lhe às orelhinhas, quais balas tracejantes na noite escura, os viperinos ss do falecido acrónimo. Daí a ter visões de pesadelo com Coreias nucleares, Chinas imperialistas, Irões ayatolacoménicos e Putins de bigodaça estalinesca vai um nada. "Valha-nos a santíssima devoção à Nação Excecional e que a beleza das suas ungidas armas proteja as nossas inalienáveis liberdades de ver o Benfica aos Domingos, de comer alheiras e pastéis de Belém quando nos dá na real telha e de dizer cobras e lagartos dos governos do MPLA sempre!!!" - grita o Sr. Pedro do fundo da sua bravíssima contenda "mano a manos" com o aleivoso Quarteto Maléfico. Sossegue, consumidíssimo Sr. Pedro: o 7º de Cavalaria e o General John Armstrong Custer não tardam a chegar em seu auxílio e a Coreia do Norte, a RPC, o Irão e a Federação Russa verão o seu fim no meio das chamas purificadoras que outrora tão rapidamente e tão bem consumiram os peles-vermelhas (todos eles uns comunas, como o próprio nome indica...).
E eis o nosso heroicíssimo Pedro transformado em ícone guerreiro transatlântico, levado em ombros, entre confettis e fitinhas, em passeio triunfal pela Sétima Avenida por uma multidão ianque em delírio agradecido à oportunidade de meter uns ferros atómicos tão bem proporcionada pelo nosso Pedrito de Portugal. Por cá, aquém Atlântico, grita o povo: "Pedro ao Panteão! Pedro ao Panteão! Pedro ao Panteão!" E eu humildemente concordo. E quanto mais cedo lá repousar, melhor...

Anónimo disse...

Concluindo, caríssimo Sr. Pedro, a vida tem destas horrendas injustiças: há quem vista cintilantes trajes de lantejoulas com a esperança de triunfais faenas de corte de orelhas e de rabos e saídas em ombros pela porta do máximo êxito e invariavelmente se pire pela direita ("direita" assenta-lhe melhor e poupa-o à apoplexia certa) baixa com um manto de negro pelo colado à pobre carcaça. A primeira coisa a aprender por quem quer entrar na rija festa brava da troca de fundamentados e consequentes ferros curtos e longos, meu caríssimo Sr. Pedro, é que quem constantemente investe contra o vermelho não é quem toureia é, isso sim, quem é toureado. Olé!

Pedro disse...

Defender ditaduras neoliberais não contraria a defesa dos direitos e garantias ?

Apoiar esses regimes dá é para desconfiar que a luta do PC é treta para endrominar o pessoal.

O PC no poder será igual á cleptocracia angolana ?

Pedro disse...

Censor ?

Quem está constantemente a ameaçar com censura é você. Saudades do NKVD ?

Essa sua atitude mais o vosso apoio a ditaduras mostra que a vossa defesa da liberdade é pacotilha e eu tenho o diteito de o afirmar.

Agora se quiserem censurem.

Pedro disse...

Sum, continue a defender aa ditaduras cleptocráticas que só fica bem ao PC.

Anónimo disse...

Ó Pedro, vista lá o bibezito e vá brincar com os legos dos seus amiguitos que as aulinhas estão quase a começar...

Pedro disse...

Mas ó senhor escondido atrás do anónimo, a minha embirração com o MPLA, Putín e China actual não é por terem vermelho a mais, mas a menos.

Vocês estão a defender ditaduras que, ainda por cima têm as políticas sociais do Passos ou do Trump.

Quanto á Coreia é estalinista. Se acha que isso é bom...

Os vossos apoios provam que o vosso amor pela liberdade vale tanto como as promessas do Passos.

Anónimo disse...

"Sum"??? Assim como se o agudíssimo Sr. Pedro dissesse em macarrónico latim "Non cogito ergo non sum"?

Pedro disse...

Mas quem disse que quero a sua verdadeira identidade ó inteligente ?

Os nicks diferenciados usam-se para tornar possível uma conversa prolongada de forma oerente, saber quantas pessoas estão a participar e o que as diferencia. É também uma forma de respeito pelas outras pessoas que participam. Não são necessariamente para divulgar dados pessoais, nem eu o aconselho.

Se quiser usar o nick "coelho vermelho" ou " peúgas do povo" por mim tudo bem. Eu quero lá saber quem você, não tenciono pedi-lo em namoro.

O "anónimo" usa-se apenas para uma participação limitada. Eu também o uso, quando deixo apenas uma resposta ou duas e não faço tenções de voltar tão cedo a. determinado site.

Para conversas prolongadas manda a boa educação usar nicks diferenciados.

Pedro disse...

A federação russa...

São tão burros que ainda não perceberam que o Putín é o ídolo da extrema direita a par do Trump e da Le Pen.

A burrice induzida por doses cavalares de fanatismo leva-os a defender a Rússia contra os EUA em todas as situações não percebendo que a Rússia actual está mais á direita que os EUA. O que o Trump está a fazer é apenas tornar os EUA tão direitistas como a Rússia já é.

A vossa cabecinha parou nos folhetos de propaganda dos anos 70 e nunca mais sairam dali.

Pedro disse...

Ah. Então como a ditadura da URSS já acabou então não faz mal defender essa ditadura.

Por exemplo, se o PNR defender o III Reich também não faz mal, porque já acabou.

Pela inteligência das suas respostas vê-se mesmo que é um intelectual cheio de estudos.

Se conseguir ler o cabeçalho do Avante já é muito.

Pedro disse...

Sim, ainda bem que não vos deixaram implantar uma ditadura comunista em Portugal.

Mas também não gosto do regime direitista criado pelo 25 de Novembro.

Para mim o ideal seria o socialismo democrático da social democracia, tal como ainda vai subsistindo nos países nórdicos e existiu parcialmente nas potências europeias do pós-guerra, o estado social.

Anónimo disse...

Diz o pedro: "Defender ditaduras neoliberais não contraria a defesa dos direitos e garantias ?"

Ó pedro, mas quem defende ditaduras neoliberais? O pedro saberá ler? Saberá interpretar um texto?
A sua mamã não se envergonhará da figura que anda a fazer? Ela defende-o? E isso não contraria patati-patata?


Diz o pedro: "Apoiar esses regimes dá é para desconfiar que a luta do PC é treta para endrominar o pessoal"
Ó pedro , o pedro pode desconfiar de quem quiser. O pedro que não é de esquerda nem de direita pode continuar a mostrar que não passa de um pobre e ignaro coitado. Mas com uma obsessão muito forte. Tão forte que o desqualifica como interlocutor do ponto de vista ideológico. Mas a quem não se deixam passar as enormidades textuais

Diz o pedro: "O PC no poder será igual á cleptocracia angolana ?"
Ó pedro uma boa questão. O pedro consegue dormir com essa dúvida? E essa dúvida será metódica? Consegue arrulhar debitando essa inquietude?

(E ó pedro, ninguém o ensinou a acentuação das palavras? Ó pedro é que uma, duas ,três, quatro vezes ainda pode ser gralha. Mas tantas? Já não houve n pessoas que o mandaram estudar?)

Anónimo disse...

Diz o pedro: "Censor ? Quem está constantemente a ameaçar com censura é você. Saudades do NKVD ?"

Como esclarecer o pedro, ó pedro, de uma forma elegante e sem o qualificar de forma demasiado directa?

Ó pedro faça favor de ler devagarinho.

Disse o pedro: "Sim caro malcriado que se esconde atrás do anonimato".

Ó pedro, o pedro não tem nada que chamar a ninguém de malcriado por esse alguém ser anónimo. Tal é permitido pelas regras deste blog. "Pedro" é também de certa forma alguém anónimo.
Nomear alguém de malcriado por estar sob anonimato é um disparate. Mas é mais do que isso. É tentar desqualificar outrém com base em preconceitos e em juízos de valor falsos. É tentar tirar a legitimidade conferida pelas regras do blog, exercendo o papel de censor que não se lhe admite

Percebeu agora todo o sentido da expressão :
"Não cabe a putos malcriados e ignorantes arvorarem-se em censores de meia-tijela"?

Anónimo disse...

Diz o pedro:"Agora se quiserem censurem".

Ó pedro, páre de fazer esses dramas de Dama das Camélias fora de tom e de época

Anónimo disse...

Diz o pedro: "Sum, continue a defender aa ditaduras cleptocráticas que só fica bem ao PC."

Ó pedro, mas quem anda a defender o quê?

E fica bem ao PC? Mas há pouco ficava mal? O que mudou afinal? Mas quem é acusado de defender (o que o pedro acha que fica bem), o que tem a ver com o PC? Ou vice-versa?

Anónimo disse...

Diz o pedro: "a minha embirração com o MPLA, Putín e China actual não é por terem vermelho a mais, mas a menos"

Ó pedro mas o pedro ainda não percebeu que nos estamos todos nas tintas para as tintas com que o pedro pinta?

E ainda não percebeu que os seus conceitos ideológicos são de tal forma confrangedores que já nem se vai por aí? Que se deixam passar tais alarvidades porque já se viu o que o pedro é. Mais do que um anti-comunistazito primário o que sobra é sobretudo ser uma fraude Do género, nem de esquerda, nem de direita, mas precisa de "mais vermelho"

Ó pedro, o pedro parece que se enxofrou com as gargalhadas de um anónimo. Mas é o que merece. Uma enorme gargalhada a pontuar as patetices que debita



Anónimo disse...

Diz o pedro: "Vocês estão a defender ditaduras que, ainda por cima têm as políticas sociais do Passos ou do Trump.
Não ,ó pedro é falso. Nem as políticas sociais do Passos são as de trump.

Diz o pedro: "Quanto á Coreia é estalinista. Se acha que isso é bom...
Não ó pedro, ninguém acha que é bom, mau ou assim-assim. O pedro é que coitado não consegue perceber o que lhe escrevem.
Talvez tentar ler de novo? Pedir explicações? Talvez...estudar?

Diz o pedro: "Os vossos apoios provam que o vosso amor pela liberdade vale tanto como as promessas do Passos"
Mas ó pedro? Com sabe os apoios que temos?

Anónimo disse...

Diz o pedro: "Se quiser usar o nick "coelho vermelho" ou " peúgas do povo" por mim tudo bem"

Mas ó pedro, ninguém quer utilizar tais nicks. São mais apropriadas para o pedro não lhe parece?


Diz o pedro: " Eu quero lá saber quem você, não tenciono pedi-lo em namoro"

Mas ó pedro. Brejeirices a esta hora do dia? Onde pensa o menino que está? As suas necessidades afectivas são respeitáveis, mas devem-se confinar aos seus locais privados


Diz o pedro: " O "anónimo" usa-se apenas para uma participação limitada. Eu também o uso, quando deixo apenas uma resposta ou duas e não faço tenções (???) de voltar tão cedo a. determinado site."
Mas ó pedro. Isso que o pedro debita é da sua lavra exclusiva. Desde quando o pedro exerce as funções da moral e do Censor?


Diz o pedro: "Para conversas prolongadas manda a boa educação usar nicks diferenciados"
Mas porquê ó pedro? A boa educação que leu no manual de boa educação do, (e agora vamos citar coisas ao gosto do pedro) Passos, trump, PNR, Hitler?

Anónimo disse...

Diz o pedro: "Ah. Então como a ditadura da URSS já acabou então não faz mal defender essa ditadura."

Mas ó pedro, nem sequer consegue perceber que quem meteu Coreia do Norte, MPLA e URSS no mesmo saco foi o pedro? Confundiu URSS com Rússia ou confundiu o MPLA de há 30 anos com o de hoje?

E ó pedro. Para quem quer mais vermelho e acusa o Putin de tanta coisa vir agora qualificar assim a URSS é suspeito
É suspeito de ser também um aldrabão. Ou um provocador? Quiçá um aldrabão-provocador?

Diz o pedro: "Por exemplo, se o PNR defender o III Reich também não faz mal, porque já acabou".
Faz mal e muito mal. Leia lá os preceitos constitucionais a respeito da apologia e promoções de organizações nazi-fascistas
( esse pezinho de chinelo do pedro a descair para o III reich e para o PNR...o pedro sabe que Freud tentou explicar isso?)

Diz o pedro: "Pela inteligência das suas respostas vê-se mesmo que é um intelectual cheio de estudos"
Mas ó pedro. Isso são complexos? Mas ainda bem que os tem. É um primeiro passo para ir estudar mais

Diz o pedro : "Se conseguir ler o cabeçalho do Avante já é muito"
Mas ó pedro, devia saber que as suas dificuldades não são automaticamente generalizáveis aos demais

Anónimo disse...

Diz o pedro: "Sim, ainda bem que não vos deixaram implantar uma ditadura comunista em Portugal".

Mas ó pedro, que disparate é este?
Uma ditadura comunista? Sério? implantar ou plantar? Faz todo o sentido a diferença, já que entre o implantar e o plantar vai uma grande distância.
Por exemplo, o pedro tenta mais plantar a treta do que implantar a mesma. Para implementar falta-lhe arcaboiço. E muitas outras coisas mais.
Fica por esclarecer quem é o "Vocês" a que o pedro se refere

Diz o pedro: "Mas também não gosto do regime direitista criado pelo 25 de Novembro".
Sim , ó pedro. Já todos percebemos que o pedro não é de esquerda nem de direita.

O pedro é simplesmente aquilo que espelha que é

Anónimo disse...

O Sr. Pedro é um ser néscio e muitíssimo crédulo que engole tudo o que vê e ouve naquilo que em outras paragens foi apelidado de "main stream media" (tradução livre: a cambada de filhos de uma nota de quinhentos que passam por jornalistas e cuja mercenária tarefa é a de vender guerras e a de esquecer ou branquear os crimes dos EUA e da UE). Dizem-lhe que o Putin é um "ditador"? Pois não há que duvidar de tão colossal verdade. A recentíssima e despropositada bernarda nas Coreias é devida ao mau feitio sociopata de um sujeito com um penteado esquisito? Pois há que fazer figas para que o Donald reduza o sujeito e o seu povo a cinzas. Santa estupidez...
Olhe, ó lobotomizado Sr. Pedro, vou dar-lhe uma pasmosa notícia: na Federação Russa há eleições; nas últimas eleições aí efetuadas a segunda mais votada força política foi sabe quem? Não? Eu digo-lhe - o Partido Comunista da Federação Russa.
Numa palavra, Deus quer, os EUA sonham e as ditaduras nascem... sempre que tal ferrete ajude a denegrir, desestabilizar e, finalmente, destruir todo e qualquer país que se não ajoelhe perante a Nação Excecional. Ditaduras são a Federação Russa e a Venezuela (lol, lol e lol), o Irão, a RPC, a Coreia do Norte, a Síria. Democracias à séria são os Estados do Golfo Pérsico, o Ruanda, o Kosovo, a Ucrânia, o Egito, a Líbia, o Sudão do Sul (obrigado, George Clooney)e um larguíssimo etc de "our soons of a bitch". A coisa atingiu tais proporções que uma outrora queridíssima "freedom fighter" apoiada por todo o Ocidente está agora em risco de se ver desbancada para a condição de "genocida". E porquê? Porque há sempre uma minoria à mão para ser instrumentalizada no jogo de impedir (debalde, como veremos nas próximas décadas) a China de reocupar o lugar que, secularmente, foi o seu no concerto do Mundo.

PS - Os seus argumentos (?), de tão ridículos, são risíveis... Putin é admirado por gente da extrema-direita, logo isso faz dele e de todos os que apreciam a sua postura firme face aos EUA... uns neofascistas? A sério?!!! Recorramos, uma vez sem exemplo, à sábia retórica do Sr. Pedro... Acaso já deixou Vossa Excelência de respirar, de comer e de beber, de urinar e de defecar? Não? Olhe que isso torna-o um claro simpatizante nazi, pois consta que Adolf Hitler, enquanto não estourou com os miolos no bunker, fez as mesmíssimas coisas...

Anónimo disse...

Leia-se "sons".

Pedro disse...

Talvez caro troll do PCP escondido atrás do anónimo, na Rússia estalinista e no III Reich também houve eleições.

E a extrema direita vê no Putin um herói.

Porque será ?

E não esteja tão zangado com a América. Desde que a extrema direita do Trump chegou ao poder que o governo americano também acha o Putin um governante exemplar.

Vocês, a extrema esquerda totalitária, estão em boa companhia com a extrema direita a apoiar o grande democrata Putin.

Gostei especialmente aquelas leis do Putin que descriminalizaram a violência doméstica contra as mulheres e descriminam os homossexuais.

Ao apoiar "democratas" deste calibre o PCP mostra bem o que é o seu respeito pelas "liberdades e garantias".

Vocês são os nazis da esquerda.

Pedro disse...

"Democracias à séria são os Estados do Golfo Pérsico, o Ruanda,, o Egito, a Líbia, o Sudão do Sul ("

Mas onde é que eu disse isso seu comuna aldrabão ?

Pensa que eu sou do seu clube de aldrabões ?

Esses regimes que apontou são tão ditatoriais como as outras ditaduras que você defende.

Deve ser para defender as "mais amplas liberdades".

A diferença entre mim e você é que, precisamente não me vê a defender ditadores cleptocráticos.

E sim, o Hitler comia, defecava etc etc.

Mas quando a extrema direita ou você apoiam ditaduras, não é por os ditadores comerem ou defecarem seu idiota, é por vocês concordarem com a sua governação ditatorial.

Toda a sua conversa é ao nível de atrasadinho mental.

Agora os nazis e você apoiam o Hitler ou o Putin, porque o gajo come e vai à casa d banho !

Você ganhou a taça dos idiiotas. Eu pensava que os nazis eram broncos, mas vocês, nazis de esquerda, conseguem ultrapassá-los.

Anónimo disse...

Já cá faltava o aríete das causas fraturantes: tem o Sr. Pedro toda a razão ao atribuir a Vladimir Putin uma sanha persecutória contra os homossexuais e, como não poderia deixar de ser para agradar à suposta robusta crença feminista das sociedades ocidentais, contra as mulheres. Se ontem os comunistas comiam criancinhas ao pequeno-almoço, abatem hoje os Russos (devidamente industriados pelo Sr. Putin), logo ao levantarem-se do leito, a tiro e com prévio tratamento de tortura, o seu quotidiano homossexual. Seguidamente, dedicam-se ao sádico espancamento metódico da donzela ou da senhora que mais à mão estiver. Tudo isso feito, claro está, sob o olhar benevolamente aprovador do Sr. Vladimir e da Constituição da Federação Russa. Certo...
Eu não quero descer ao nível de indigência cívica (a indigência intelectual mostrou-a ele, sem o mínimo pudor, desde que resolveu por aqui aparecer) para o qual tem inexoravelmente resvalado o elevadíssimo Sr. Pedro, pelo que vou abster-me de dar o troco à pitoresca linguagem da personagem e, no processo, ofender quem já teve o colossal desgosto de ter dado à luz semelhante criatura.

Anónimo disse...

Na dita entrevista, Catarina Martins critica PCP por votar contra leis de paridade. Mas na prática, agora para as autarquias, é o PCP que tem mais candidatas mulheres a presidências de câmara. Escusava a deputada de fazer críticas assentes em caricaturas e não na substância. O PCP tem razões políticas ponderadas para muitas das posições que assume e que só os distraídos acham conservadoras. Catarina Martins fala como se ignorasse para onde cai realmente o PCP, arvorando-se em bolha de nível de uma espécie de virtude e alimentando as falsas ideias acerca dos princípios que regem outros.

https://twitter.com/hashtag/MulheresNasAut%C3%A1rquicas?src=hash

Anónimo disse...

Não .

Nao se pode tolerar que um idiota de marca maior insulte assim os demais. Desta forma demente e asquerosa

Um silogismo simples pode permitir que o idiota consiga perceber o que lhe dizem. E talvez permita catalogar o pedrinho no lugar que lhe compete.

Vejamos:
-Os nazis odiavam os comunistas.
-Pedro odeia os comunistas.
-Logo, pedro é nazi.