sábado, 6 de maio de 2017

Lembrar


A atribuição da grã-cruz da Ordem da Liberdade a Miguel Portas, a título póstumo, constitui um ato de justiça. Enaltece um percurso de vida cívica e política exemplar, iniciado nos movimentos estudantis contra a ditadura e que prosseguiu em militâncias associativas e partidárias, no jornalismo e no desempenho de funções de representação democrática. Experiências diversas, ligadas por uma linha condutora: o espírito livre e o combate pela emancipação dos mais fracos e por uma «democracia sem fim»; o empenho permanente no diálogo à esquerda, que respeita as diferenças e procura denominadores comuns. Porque a política - lembrava Miguel Portas – «ou é para mudar as vidas agora, ou é estéril mesmo que cheia de razão».

Na Europa e na relação da Europa com o mundo, o legado de Miguel Portas traduz-se num incansável apelo à paz, assente no conhecimento da história e no respeito pelos povos e culturas, hoje ainda mais urgente e necessário. Por isso combateu a Europa de Lampedusa, onde o Mediterrâneo se desencontra, e a Europa dos fascismos latentes, nascidos da política que instala a divergência e subjuga a democracia à finança. Por isso promoveu a Europa dos povos e das culturas, ao encontro de outros povos e de outras culturas.

Também por isso é relevante e plena de sentido a condecoração agora atribuída. Pela memória, pela inspiração e pelo exemplo de vida que nos deixa. A Fórum Manifesto, de que Miguel Portas foi um dos fundadores e dirigentes, congratula-a e associa-se a esta homenagem e ao seu importante significado.

Nota da Fórum Manifesto sobre a condecoração póstuma de Miguel Portas, proposta por António Costa e atribuída por Marcelo Rebelo de Sousa.

******

Hoje, na Fundação José Saramago, a partir das 18h00, o Bloco de Esquerda recorda o Miguel na sessão «Guerra e Paz», um tributo em que participam Marisa Matias, José Manuel Pureza, José Manuel Rosendo, Aminatou Haidar, Rudolf El-Kareh, Maite Mola e Oquestrada.

Amanhã, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, a partir das 17h00, a Associação Cultural Miguel Portas promove a sessão de homenagem «As viagens impossíveis de Miguel Portas», com a participação de Alexandra Lucas Coelho, Sofia Lorena, Clara Ferreira Alves, Paulo Moura, Daniel Oliveira, Mário Laginha e Miguel Mira.

2 comentários:

Anónimo disse...

que é que vai lá fazer a tia anti-comunista Clara?

Anónimo disse...

Se fosse só a Clara... mas são quase todos!