sábado, 23 de abril de 2016

Listas secretas de pagamentos

A rádio abriu o noticiário de hoje com a "revelação" do jornal Expresso, em mais um dossier Panama Papers, de que no saco azul do Espírito Santo havia políticos e jornalistas. Compra-se o jornal e cadê a lista de políticos e de jornalistas avençados do Espírito Santo?

O Expresso permite-se fazer uma peça na página 3, ou seja, uma página nobre, em que apenas faz um levantamento de background, nada adiantado sobre o que promete a 1ª página. Tudo isto suscita imensas questões sobre a falta de transparência deste Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Teve o Expresso real acesso à lista de políticos e jornalistas? Se não, o que está a impedir esse acesso? Se sim, qual a dificuldade em divulgar a referida lista? É porque a lista tem demasiados nomes e é impossível fazer o exercício de contraditório em tempo útil? Pode ser uma preocupação louvável, mas nesse caso, para quê divulgar que há essa lista? Se o exercício do contraditório é essencial para apurar o que é verdadeiro, nesse caso a lista pode ser falsa e então não valia de nada dizer que existe. Teve o Expresso receio de perder o exclusivo sobre essa "bomba" - tal como põe na 1ª página!! - porque, à medida que fizesse perguntas, a questão iria saber-se? Mas afinal estamos no reino do jornalismo de investigação ou da política comercial do Expresso? E quem me diz que quando, um dia, a lista for divulgada, essa era a lista completa?

E depois se a informação dos Panama Papers representa indícios de crime, por que não dá o Expresso acesso a esses elementos ao Ministério Público? E mesmo se a denúncia às autoridades pode criar urticária a alguns, fica a questão da falta de transparência: apenas os jornalistas do Consórcio podem saber? Que raio de função social do jornalismo é esta?

PS: Passados uns dias, parece que apenas o Ministério Público é que está na posse da lista e que vários jornalistas sabiam disso. Mas então para quê divulgar apenas isso, sem se saber do que se trata, a sua dimensão e, como ninguém a viu, sem saber se realmente existe? Para quê induzir em erro os leitores dando a entender que se trata de informação incluída nos Panama Papers?

13 comentários:

pvnam disse...

Por vezes, de vez em quando, o BE diz aquilo que nenhum dos outros partidos ousa dizer:
- «a Banca é assunto 'sério demais' para ser deixada na mão de banqueiros».
.
Banqueiros fazem empréstimos a amigos, fazem aplicações financeiras em 'gigajogas' de amigos... ETC... o dinheiro 'desaparece'... e o contribuinte é 'chamado' para que o banco não vá à falência.
.
De facto, a actividade bancária uma actividade económica de alto risco para os contribuintes...

Antonio Lourenço disse...

E o jornaleco do militante nº1 lá vai fazendo o seu papel encobrindo os amigos do PSD e lançando outros para a fogueira. Este jornal já foi um excelente jornal, hoje é um CM ao serviço do Partido!

João Maria disse...

o que eu não percebo é porque razão o expresso tem que investigar.Investigar o que? A questão é saber se este fulano tem ou não uma conta off shore se tem o expresso tem de publicar. Quem investiga é a polícia. Este é o fundamento para que o expresso só publique os nomes que quer.
É uma vergonha que só se saiba de meia dúzia de nomes para tentas centenas de contas.

Anónimo disse...

Se bem me lembro...se bem me lembro...porque sei NADA| a tal criatura das escutas ilegais, o tal que o primeiro militante terá posto em tribunal, terá escrito - não li! - que o gestor de fortunas do tal primeiro militante, de família também da congregação do primeiro militante, teria proibido o primeiro militante de fazer uso da fortuna pessoal - que estava na Suíça - para pagar a caridade de todos os sábados termos sacos de plástico à esquina.

a ser verdade, se é que é verdade, a romaria do pilim para os cantões foi feita a descoberto, com tudo nos is? ou foi à sorrelfa?

Anónimo disse...

Em minha modesta opinião o ´consórcio de jornalistas de investigação´ não passa de mais um órgão cabalístico que se presta as artimanhas oriundas algures em território do Tio Sam… e pelo que observei na comunicação social –imprensa, radio, internet e TV os ditos “jornalistas” pareciam não estar a vontade para esclarecer e, alguns comentaristas, senão todos, no Programa Pros e Contras mostraram um não conforto quando tinham de aprofundar o tema em questão… alias, quase toda a comunicação social esta´ ao serviço dos Soros e Cias. De Adelino Silva

Jose disse...

Para quê notícias se há já tanta gente com bem fundadas opiniões?
Os formatos estão já consolidados, tudo o mais são conspirações!
A Idade das Trevas´...

Anónimo disse...

O ódio à infoormaçao e às noticias vem de longe hein ó das 18 e 37. Trevas salazarentas bah

Anónimo disse...

Para quê notícias?

Ó das 18 e 37 não percebeste que o que se critica é a manipulação evidente do Expresso e o cheiro a trampa que rodeia toda esta estória?
As opiniões que tu quererias como exclusivas seriam as tuas e as do militante nº 1 do PSD?
O formato de que falas será o formato aritmético com que tentas formatar os demais, estilo via única, seja de braço estendido seja de saque confiado a offshores?

Quem disse quem não é por mim é contra mim detestava que o desmascarassem e falava amiúde em conspirações se não lhe seguissem a baba e o ranho. Eis o seu legado, em jeito agora de desculpa para tentar esconder a cumplicidade com os plumitivos da treta

Jose disse...

As esquerdas são hoje a pátria dos slogans, das palavras-de-ordem, das verdades absolutas.
Equiparam-se ao que se conhece ou é dito terem sido os regimes com que se defrontou há muitos anos atrás; e sempre querem fazer acreditar que tais regimes estão em vias de regresso para assim justificarem a sua imobilidade ideológica e política!

Anónimo disse...

Abandonado o slogan beato da Idade das Trevas e fugindo como o diabo da cruz do que se discute temos agora a atribuição do título de Pátria dos slogans por parte do das 02 e 12.

Ó homem,está completamente equivocado. A maior fábrica de slogans que se conhece é vossemecê. Ponteado de coitadinhos e de agendas, de piegas e de tretas , de treteiros e de geringonças.

Um espelho e um copo de água para o sujeito das 02 e 12.

Ah e viva o 25 de Abril

Mais um copo de água por favor para o mesmo sujeito

Anónimo disse...

Repare-se neste pormenor picaresco.

"dito terem sido os regimes "...uma forma de defesa, pusilâmine e acobardada do dito regime?

Quando a pesporrência do governo de Passos e Portas estavam no seu auge e sentindo-se mais seguro na sua propaganda ideológica extremista dizia já sem a necessidade do politicamente correcto:

"Todo o cobarde se armou em opositor ao regime e à política ultramarina.
Todo o filho da puta fez declarações a favor dos turras para mamar mordomias no destino de exílio".





Anónimo disse...

A tentativa ínvia de esconder o regresso das mãos estendidas, dos camisas negras e castanhas, dos autos-de-fé, da xenofobia, da defesa da raça,da direita-extrema que aí está cai assim por terra com o próprio fraseado do dito das 02 e 12.

A realidade é uma coisa tramada. Basta abrir os jornais ou estar atento ao rumor do mundo para ver a Besta a rondar.

E o caminho para a Besta é nutrido por frases como esta e por quem as diz:

"Às bestas serve-se a força bruta se forem insensíveis a outros meios"

Por enquanto ainda falta o Heil...

Anónimo disse...

"Estudante português terá sido vítima de ataque racista na Polónia"

A Besta está aí de facto. E só não vê quem é seu cúmplice objectivo ou é cego