quarta-feira, 6 de abril de 2016

Leituras


«O discurso de abertura do Congresso de Passos Coelho foi marcado por alguns comentários sobre as desigualdades em Portugal: "Alguma coisa funcionou mal em todos estes anos, não foi nos últimos quatro ou cinco. (…) A razão por que tantas desigualdades permanecem é porque as políticas públicas de saúde, de educação, de apoio social são mal sucedidas". Qualquer que seja a perspetiva por que queiramos olhar para as desigualdades, as afirmações de Passos Coelho não têm fundamento. Se olharmos para a informação disponível para os últimos anos, notamos uma queda consistente de todos os indicadores de desigualdade até 2010. (...) É o resultado das políticas restritivas do PSD de Passos Coelho. Os cortes de rendimentos e as limitações de acesso às prestações sociais e serviços públicos tiveram o resultado esperado: o aumento das desigualdades.»

Maria João Pires, Serviços públicos em Portugal aumentaram desigualdades?

«Se pudesse - e isso viu-se na proposta de revisão constitucional por si apresentada em tempos -, Pedro Passos Coelho faria um Serviço Nacional de Saúde só para pobres e muito pobres (e seguros de saúde para os outros) ou um sistema público de ensino só para pobres e muito pobres (e escolas privadas para os outros) ou uma assistência social só para pobres e muito pobres (e PPR para os outros), acabando com a natureza universal do Estado social. Ora isto, não é "social-democracia, sempre" - é "social-democracia, nunca". Da duas uma: ou o PSD continua liberal à portuguesa como foi de 2011 a 2015 - e aí justifica-se a manutenção de Passos na liderança; ou então volta a ser da "social-democracia, sempre" - e aí afasta Passos da liderança.»

João Pedro Henriques, Uma contradição insanável

«A expressão social-democracia não é uma expressão vazia que possamos moldar a pretexto de supostas “modernidades”. Não obstante o caricato contorcionismo de Moreira da Silva no congresso, há pilares que caracterizam de forma inequívoca uma proposta social-democrata. A saber: a existência de serviços público universais, a ideia que o Estado pode e deve ter um papel promotor da economia, a convicção de que a relação laboral é uma relação de poder desequilibrada que Estado deve contrabalançar e a ideia que o Estado deve não só acudir aos mais pobres mais também combater as desigualdades. (...) Por isso, bem pode Passos apregoar o seu slogan sem qualquer fundamento. Certamente, ninguém o multará. Mas só enganará os mais desprevenidos.»

Nuno Oliveira, Passos, Social-Democrata Sempre? Social-Democrata Nunca!

«Naquilo que é o Partido Popular Europeu, a direita dura onde o PSD se acoita, falar de social-democracia deve dar direito a expulsão da sala, porque isso não tem privatizações, tão queridas que elas são, nem flexibilização dos mercados de trabalho. O nome ainda pode ficar, porque em todo o caso a coisa não precisa de ser levada a sério. (...) Passos Coelho quer fazer-se forte com uma coisa política que não existe politicamente e com uma coisa ideológica que não tem ideias. No resumo de tudo, tudo é o regresso ao passado e disso é que o povo não quer mesmo ouvir falar. O melhor mesmo para Passos Coelho é continuar a usar o pin na lapela.»

Francisco Louçã, O homem do leme perdeu o leme mas tem um pin, ou social-democracia sempre

5 comentários:

Jose disse...

Se social-democrata é a esquerdalhada que nos arruína, boa notícía a de que o PSD
não é social-democrata e ainda bem que em tempos o PS o impediu de entrar em más companhias na IS.
Que quando há empobrecimento e o desemprego aumentam as desigualdades é demonstração que a curto prazo será novamente verificada pelo trabalho que está em curso de ser realizado pela geringonça.

Anónimo disse...

Cala-se ó sua abécula.!
Vocé só sabe vomitar disparates e banalidades tal qual o paspalho-mor do PSD que no seu intimo ainda pensa que é primeiro-ministro(o sem memória...). Vá-se catar, hpomem.!

Dias disse...

Enquanto Passos não resolve as incongruências do seu discurso, e larga de vez o folclore do pin na lapela, segue um conselho: "Vai estudar, Passos!".

Anónimo disse...

Do fundo das fauces e da viscosidade viscosa sai, pelas 9 e 40, o berro fanático contra uma coisa tão moderada e natural como a social-democracia. Sinal dos ventos de antigamente que acompanham Passos Coelho e seu muchachos.

E sinal também do comportamento delirante e manipulador com que se tenta esconder o que já não é passível de ser ocultado:
Que o desemprego, o empobrecimento e o agravamento das desigualdades foram a marca de água da governança neoliberal de Coelho, Portas e Albuquerque.

Anónimo disse...

josé das 9 e 40, a origem do gráfico ali de cima não é o jornal do pcp. é o eurostat.

acorde para a vida, e de caminho resolva lá os seus papéis do panamá.