quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Um brincalhão


Paulo Portas no debate do programa do Governo: "Não fazemos parte de um filme cujo argumento o povo não escrutinou, cujo artefacto a Nação não validou". E eu a lembrar-me dos enormes aumentos de impostos sobre salários e pensões ou dos cortes pronunciados no Estado social que PSD ou CDS, em Junho de 2011, sempre negaram ao eleitorado que iriam fazer ao longo de 4,5 anos. Lembro-me de Paulo Portas a atirar foguetes quando o défice externo caía (fruto da quebra do rendimento e, com ele, do consumo) e, pouco mais tarde, a deitar foguetes quando o consumo subia, mercê da atenuação da austeridade (aumentando o défice externo).

As rugas na testa de Paulo Portas, a condizer com o fatinho, dizem muito do Portas é. Um brincalhão.
Paulo Portas gosta de pensar naquilo que vai dizer, de forma a parecer - a cada momento - inatacável. Mas esquece-se de que ele é o corolário de um enorme rasto de incongruências, contradições, falta de visão e de pensamento estrutural, precisamente porque, a cada momento, tenta passar pelos pingos da chuva, sempre deixando uma carícia aos seus "nichos" de eleitorado. E fá-lo sempre com um pendor anticomunista, tão antigo e, neste debate, tão infantil e ressabiado.

Foi confrangedor ver os deputados do CDS e do PSD neste debate. A repetir e a repetir-se sobre a "ilegitimidade" do Governo, ora frisando estar o Bloco de Esquerda na lapela do PS, ora que o PS está capturado pela "esquerda radical". Pareceram uns meninos que perderam o brinquedo e que choram pela ajuda da mãe que não vem. O que diria deles o seu grande pai espiritual, que nunca mais tiveram nenhum como ele?

7 comentários:

Jose disse...

A política e o comentário político deveria respeitar uma primeira fronteira sanitária: antes e depois da presença do 44.
O momento actual é o tempo da geringonça e é cedo para perceber onde isto vai dar mas com toda a probabilidade estabelecerá uma nova fronteira sanitária: antes e depois das ideologias elásticas que vagueiam entre a esquerda e a direita conforme dá para subir ao poleiro.
Ultrapassada esta última barreira, talvez apareça um tempo de verdade e seriedade política.

Anónimo disse...

Sim, srt. José: com o Marco António, o Miguell Macedo e um rol de gajos que comem bacalhau com as mãos.....
Um abraço ao Duarte Lima-aí, fadista!

meirelesportuense disse...

Esta foto é de um ET?...Que grande melão! Nem o Presidente do Benfica tem uma cabeçorra assim.

Dalaiama disse...

E para além de tudo, Paulo Portas ainda tem no seu currículo a aprovação da criminosa invasão do Iraque em 2003, cujas consequências trágicas ainda hoje repercutem num Médio Oriente devastado pela guerra. Ele, e já agora o pm na altura Durão Barroso, que orgulhosamente assinaram com Blair, Aznar e Bush a formalização da deflagração da guerra, deveriam ainda ser julgados num tribunal penal internacional como criminosos de guerra. Mas pelo contrário, um foi promovido a dois mandatos como presidente da CE e o outro, PP, permanece incólume, atravessando mandatos de governação com cargos elevados, agora ressabiado por ter perdido o brinquedo de irresponsavelmente jogar com a vida dos outros, apostando nas misérias sociais das populações, lá fora e cá dentro. Porque para ele povo é só povo e os seres humanos nunca lhe mereceram o respeito.

A história vive ciclos, é certo, a cadeira do poder é sempre inclinada e escorregadia. Mas admito que esta fase, este momento histórico, está a saber mesmo bem!!! A direita agoniza, depois de todo o mal que fez e desejava continuar a fazer!...

Anónimo disse...

Jose
Finalmente revelas à saciedade que tu percebes é de "fronteiras sanitárias"
latrinas sempre foi a tua especialidade
como em ciência política e economia és uma nódoa devias pensar em doares a tua vazia caixa craniana aos designers e criativos das louças sanitárias Valadares
finalmente terias alguma utilidade

Anónimo disse...

meireles portuense
ninguem tem culpa que sejas mais um complexado do norte
o bicampeão é que te deu melão
se queres comentar bola tens outros sítios

meirelesportuense disse...

Anónimo (07:38), não fiques chateadinho que o Melão está crescendo para o vosso lado a um ritmo assustador, de tal forma que a Ponte Vasco da Gama já está ficando congestionada de mercadoria vegetal...Por lá são só "Facas de Dois Legumes"...Mas tens razão, bola é noutros sítios, para mim e para ti. -Agora, ficas já a saber, vais voltar a ter que pagar SportTV, ao Oliveirinha, por interposta pessoa.