quarta-feira, 10 de junho de 2015

Internacional


“Com o apoio popular de que ainda beneficia, o Syriza continua a ser única força que pode tirar a Grécia deste pântano. Se os credores forem intransigentes, o governo deve encarar as alternativas. Os que julgam que o país vergará perante a chantagem porque não sabe como prosseguir a alternativa estão errados.”

O plano B, que é bom que exista, pode vir a ser o A? É isso ou o Syriza escrever a “nota de suicídio” de que também fala Costas Lapavitsas no seu artigo de ontem no The Guardian? Ninguém conhece a alternativa melhor do que o actual deputado do Syriza, até porque como professor de economia política na Universidade de Londres foi um dos dinamizadores da melhor reflexão colectiva sobre a crise da zona euro e sobre os caminhos de libertação dessa periferia.

No dia de Portugal é melhor também escrever sobre a Grécia. Quem disse que não se pode ser patriota e internacionalista ao mesmo tempo? Na realidade, acho que não é possível ser consequentemente uma coisa sem ser a outra, até inspirando-me numa certa história do “nacionalismo internacionalista”. De resto, atentem no início do artigo 7.º da Constituição desta República de presidente com p mesmo pequeno ou não fosse há décadas um dos garantes da dependência nacional:

“Portugal rege-se nas relações internacionais pelos princípios da independência nacional (…) Portugal preconiza a abolição do imperialismo, do colonialismo e de quaisquer outras formas de agressão, domínio e exploração nas relações entre os povos (…) Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão.”

Apesar de todas as revisões descaracterizadoras, incluindo as destinadas a acomodar nesse mesmo artigo a integração nesta cadeia imperialista que tem no Euro a sua máxima realização, a Constituição continua a ter a marca de uma revolução democrática e nacional realizada poucos dias antes da aprovação na ONU desse projecto do nacionalismo internacionalista no campo dos princípios destinados a serem torpedeados nas décadas seguintes: a nova ordem económica internacional, a tal que proclamava que os Estados devem poder controlar soberanamente as suas economias. Outros tempos, que não chegarão, dizem eles...

11 comentários:

Jose disse...

Já cá faltava a Constituição para dar uma mãozinha ao Syriza!
Mais o rotineiro abandalhamento da Presidência da Republica (provavelmente saudosos de Soares e da sua itenerância turística).
A Grécia é um couto do terceiro mundo - corrupto e oportunista - na Europa.
Chega de lamúrias que já mamaram muito para além da medida máxima!

Anónimo disse...

O josé no seu melhor.
Gostava de o ver a passar fome para ver se então cantava tão alto, como tem cantado o infeliz de Belém ( o que vale é que felizmente já falta pouco para o fulano ficar sem pio).
Porque será que estes reaccionários, direitistas de meia tigela não desaparecem daqui.
Porque é que não emigram como manda o infeliz e manda o mentiroso-mor e deixam de conspurcar o ambiente com os seus nauseabundos comentários.?

Francisco disse...

"já mamaram muito"? Já mamou muito a banca que foi resgatada com dinheiros púbicos! Estão a mamar muito os agiotas e apostadores dos "mercados" que estão a receber triliões em "quantitative easing" do BCE. Estão a mamar muito os responsáveis pelas PPPs, inclusivé como actual Secretário de estado dos transportes (ou a ministra das finanças que não brincou com PPPs mas outros produtos financeiros "exóticos"), que dançam entre governo, consultoras e outras empresas. Já mamaram muito todos os que enriqueceram à custa de privatizações fraudulentas.
Mamam muito também os trolls e agências de comunicação que manipulam fóruns e redes sociais em defesa do governo "mito urbano"-"irrevogável" Coelho-Portas.
http://visao.sapo.pt/ascensao-e-queda-de-passos-versao-20=f758352
https://aventadores.files.wordpress.com/2013/11/a-comunicacao-politica-digital-nas-eleicoes-directas-de-2010-no-psd-pelo-candidato-pedro-passos-coelho.pdf
A ver se o José continua a mamar, quando os seus chefes forem corridos do poleiro...

Anónimo disse...

Se a Grécia ceder à chantagem da agressão financeira do Eixo dominante da UE ficará numa situação pior do que seguinte à ocupação alemã na segunda guerra mundial e à guerra civil sequente.
A Grécia foi alvo de sabotagem das suas principais actividades económicas das quais sobressai a marinha mercante e a industria de reparação e construção naval e posterirmente vítima de uma agressão económica e financeira pelas potências que detêm o domínio da denominada União Europeia.
Antes da era Tony Blair houve um deputado do Prtido Trabalhista Inglês que avisou que a CEE ( denominação na data ) estava a caminhar para uma estrutura de grande desigualdade entre os seus membros e que se iria iniciar um ciclo de uma Europa a três ou quatro velocidades.

Anónimo disse...

O programa do MFA, e os Constituintes de 76 quiseram, preto no branco, respeitar os acordos de parceria nacional e internacional que a ditadura salazarenta tinha imposto ao povo português, prestando assim, voluntariamente, vassalagem a todas corporações capitalistas ainda hoje dominantes.
Mais tarde e sem que o povo português se lembrasse, a presidência da república mais o conselho de ministros capitaneados, respetivamente, por Mário Soares e Cavaco Silva, quer dizer, PS/PSD entregaram Portugal de mão-beijada ao que e´ hoje União Europeia.
Hoje, o mesmo PS apresenta a “Tabua” redentora da salvação eterna como se a culpa fosse dos outros.
A hipocrisia reina no Largo do Rato.
O actual arco da governação rasgou e queimou tudo que cheirasse a Independência, a Soberania Nacional e Autonomia económica e social virado ao progresso. Por Adelino Silva


Anónimo disse...

É um prazer ler posts assim.

Francisco e anónimos dão achegas importantes. A contrastar com um pequeno comentário prenhe de ódio do das 9 e 52. Ódio à Constituição democrática ( ao contrário da de 1933, cortejada, louvada, saudada, elogiada pelo mesmo sujeito).Ódio à Grécia, aqui tomada como um todo, revelando ( e sou obrigado a dizê-lo) aquelas similitudes com o que de pior registou o século XX, assumindo-se o racismo abjecto face aos outros. Antes (hoje) eram os judeus, ou os comunistas, ou os que possuiam outro tom de pele. Agora é a Grécia. Todo um lugar a excomungar pelos torquemadas modernos, a revelar por entre os interstícios, o perigo que se esconde atrás de.

Em contraponto a este registo de ódio, temos todavia uma verdadeira declaração de amor. Declaração de amor por aquela repugnante figura, mesquinha e desonesta, vingativa e raivosa, inculta e medíocre, delatora e amante da pide e de pides, protectora da governança e ele próprio a governança, neoliberal acanalhado e maquiavélico suporte dos corruptos que o acompanham.

( quanto ao "mamar" tão do agrado do tal das 9 e 52....Francisco já lhe respondeu à altura)

De

Anónimo disse...

E a propósito da Ordem que "eles" preconizam...
"La soberania supranacional de una elite intelectual y banqueros mundiales es seguramente preferible a la autodeterminacion nacional practicada en los siglos pasados".
David Rockefeller.

Eles sabem o que querem e como querem

De

Anónimo disse...

Caro João Rodrigues,
Mas afinal o que é que na Constituição o impede de abrir uma conta na CGD para que quem desejar voluntariamente depositar dinheiro para ser enviados para a Grécia ?
O primeiro depósito podia ser seu e creio que muitos outros se lhe seguiriam.

cumps

Rui SIlva

Anónimo disse...

Esta será a versão jonet da parte do rui silva?

Se é, confessemos que mantém a mediocridade da original. A caridadezinha agora travestida em arma de arremesso boçal e néscia em relação aos países sob a para do euro e do imperialismo. Sob a pata do Capital, entenda-se. Pelo que a "solução " ainda se torna mais patética.

Haverá depósitos para disparates? A TAP foi vendida por 10 milhões de euros e andam para aqui tristes exemplos de exemplares bem tristes com estas cenas bem tristes a ver se escondem a porcaria sebenta e abjecta desta governança neoliberal

De

Jose disse...

Deixem os socráticos chegarem ao poleiro e vão conhecer o verdadeiro sentido do mamar. Bem sei que têm a esperança de o cálice passar para a geração seguinte mas talvez, por uma vez, os mercados digam não ao oportunismo pseudo-progressista.

Anónimo disse...

Pior que a mama desta cambada não vai ser possível. A mama do Prof Cavaco, dos seus ministros, do seu partido.A mama do Passos Coelho, dos seus ministros,do seu partido.A mama do Sr portas , dos seus ministros, do seu partido. A mama dos boys do Prof Cavaco e dos boys do Sr Passos e dos boys do sr Portas. A mama que depende do Sr Passos do Sr Cavaco e do Sr Portas.A mama das privatizações, como os CTT e a TAP.A mama de quem anda à mama dos Mercados à espera que os mercados continuem a dar-lhes a mama. E a mama que os mercados chupam e mamam à custa do Sr Passos e do Sr Cavaco e do Sr Portas.
Os oportunistas são assim. Andam à mama e até às vezes se passam por pseudo-pseudo-progressistas. Mas andam à mama.E governam o País. E ficam gordos na carteira e no banco como o ventre dos batráquios que emporcalham a terra quamdo um dia rebentam