sábado, 31 de outubro de 2020

Da indignação dos hospitais privados

1. Em reacção às declarações do Ministério da Saúde, nas quais se denunciava a indisponibilidade dos privados para receber doentes com covid-19, a Comissão Executiva da CUF fez um comunicado onde afirma haver neste momento 17 internados com covid-19 nos hospitais da CUF de Lisboa e do Porto.

2. Como termo de comparação, só o hospital público de Almada tinha ontem internados 66 infectados - 55 nas enfermarias e 11 nos cuidados intensivos. 

3. Tal como aconteceu na primeira vaga, tenho recebido relatos em primeira mão (não li nas redes sociais, nem ouvi dizer que alguém disse) de que todos os dias chegam aos hospitais públicos doentes que são encaminhados pelos privados porque apresentavam sintomas mínimos de covid-19 (tosse e febre acima de 37 graus), sem terem sido sequer testados. 

4. As pessoas que conheço que têm espaço na comunicação social, quando falam em público sobre este tema, são inundadas de contactos de agências de comunicação ao serviço dos hospitais privados, numa atitude que varia entre a réplica e o bullying. 

5. Aos bullies convido para encherem esta caixa de comentários com o vosso trabalho dedicado, tal como fizeram quando aqui escrevi sobre este tema durante a primeira vaga. Sei que o farão, de qualquer forma.

12 comentários:

José disse...

Privado quer dizer 'se me pagam' ou é caridadezinha.

Convinha averiguar do que se trata, se falta de pagamento, se falta de caridade.

Anónimo disse...

Muito bom
Um excelente comentário, límpido e claro, como é timbre do autor

Smiley Lion disse...

Muito bom post, com é habitual!!

Jaime Santos disse...

Excelente, venham eles... E as Esquerdas que não se esquecem que é a tomada do SNS pelos privados que nos espera se as Direitas regressarem ao Poder...

Tavisto disse...

Se há coisa que os grupos privados da saúde aprenderam a fazer é marketing como forma de potenciarem lucros. Sabem, também, que os bons negócios se fazem no segredo dos gabinetes. Preparemo-nos pois para que aceitem uma quota mínima de doentes Covid em troca de uma máxima de não Covid. Ou seja, irão procurar dar tostões em troca de milhões.

Filipe disse...

Os privados não têm a preocupação de fazer qualquer tipo de concessão, mínima que seja, porquanto até o Cata-Vento de Belém faz lobbying à descarada para o Grupo Mello e afins. Ele e outros, como o Mexia, na sua demanda diária e incansável, o "Bastonário" da ordem dos médicos, e por aí fora.

Anónimo disse...

“A CUF tem estado desde o primeiro momento ao serviço do país, de forma séria e transparente, a apoiar o SNS no combate à pandemia, quer com o tratamento de doentes com Covid-19, quer com o reforço na resposta aos cuidados de saúde dos doentes não Covid, sem que para isso tenha sido necessária qualquer solicitação por parte da tutela ou tenha existido qualquer acordo ou convenção“. - Salvador de Mello (https://eco.sapo.pt/2020/10/29/cuf-esta-disponivel-para-receber-doentes-covid-19-do-sns/)

"Grupos hospitalares estão a reorganizar-se para dar resposta a uma maior procura por causa do Covid-19 e para manter os pacientes não urgentes longe de possíveis fontes de contágio. Nas clínicas dentárias e nos serviços de fisioterapia a palavra de ordem ou é fechar ou apenas acautelar casos que não podem esperar." (https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-17-Hospitais-privados-limitam-servicos-que-nao-sao-urgentes)

"Maternidades da CUF transferem para o SNS grávidas com partos programados que tenham teste positivo à covid-19. O mesmo acontece nos Lusíadas, na maternidade do Porto e na Clínica de Santo António, na Amadora. Só a maternidade Lusíadas Lisboa realiza partos a todas as grávidas com covid-19. Hospital da Luz também apenas garante partos agendados a mulheres infectadas na unidade de Lisboa."(https://www.publico.pt/2020/09/10/sociedade/noticia/gravidas-testem-positivo-covid19-recusadas-hospitais-privados-1930949)

"O hospital da CUF está a cobrar entre 10 a 25 euros por um Kit EPI. Aos utentes foi explicado que o equipamento de proteção individual se destina aos profissionais de saúde. Quem não pagar não pode usufruir dos serviços da unidade privada de saúde." - https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-21-CUF-cobra-a-utentes-protecao-para-profissionais-de-saude

HJTP disse...

Dão uma chouriça a quem lhes der um porco, com sua licença!- diria a minha avó, que Deus tem.

Anónimo disse...

17 internados de quase 2000 = 1%.

"Os dados do INE indicam ainda que, em 2015, continuaram a aumentar as camas de internamento nos hospitais privados. Nesse ano, existiam 35.223 camas disponíveis e apetrechadas para internamento imediato de doentes, das quais 68,2% em hospitais públicos ou em PPP (24.027) e as restantes 31,8% em hospitais privados (11.196)." (https://observador.pt/2017/04/06/entre-225-hospitais-no-pais-111-sao-privados/)

Anónimo disse...

Não se percebe a publicidade à CUF e a Salvador de Mello que um anónimo resolveu transcrever. Publicidade encapotada, não.Tanto mais que há uns negritos a sublinhar palavras que não se encontram nos textos originais.
Provavelmente foi para diversão...

Anónimo disse...

Sempre elucidativo.

Anónimo disse...

Ficamos a saber que privados e caridadezinha andam de mãos dadas, como há muito se sabia
Os privados gostam de praticar a dita. Lavam a alma, compram indulgências e assumidamente continuam a ser os mesmos fdp do antes da esmola
Convinha saber do que se trata. Se se fala dos donos das casas de passe ou de quem lá coabita