«Sob o efeito do neoliberalismo dominante, as dinâmicas do mercado de trabalho e as opções do poder político promoveram nas últimas décadas todo um conjunto de medidas que atingiram violentamente as condições de trabalho e os direitos da classe trabalhadora, deixando as organizações sindicais sob forte pressão.
Mais recentemente, as políticas de austeridade que atingiram a Europa do Sul produziram implicações diversas no campo laboral, nas suas modalidades de organização e nos seus protagonistas».
Da nota de enquadramento do Seminário Internacional organizado pelo CES-Lisboa, «O mundo do Trabalho em debate: Tendências, poderes e protagonistas», que se realiza amanhã, 7 de junho, a partir das 9h30, no Auditório do CIUL (Centro de Informação Urbana de Lisboa).
Contando com a participação de diferentes especialistas nacionais e internacionais (ver programa e lista de oradores aqui), o seminário propõe-se debater as tendências das relações laborais na Europa e procurar respostas sobre ao papel atual dos sindicatos, vincando a necessidade da sua revalorização na defesa do direito ao trabalho e dos direitos do trabalho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário