segunda-feira, 25 de março de 2013

Mais um salvamento

Parece que Chipre está oficialmente num limbo monetário - nem dentro, nem fora do euro. Não está no euro porque, desde sábado passado - e com efeito a partir do momento em que os bancos reabrirem portas, isto é, amanhã -, Chipre vai ter limitação à liberdade de circulação de capitais. Ou seja, o dinheiro que está em Chipre não sai, e, portanto, o que está fora, tirando o de turistas que queiram visitar a ilha, não entra. Como diz Krugman, Chipre fica no pior dos mundos.

A partir de agora, um país que já estava em recessão e onde o desemprego já era superior a 14%, passa a ficar sem sector financeiro, sem a possibilidade de atrair capitais e, também, passa a estar sujeito a um programa de austeridade em tudo semelhante à restante periferia europeia. Em face disto, não se percebe em que medida é que Chipre terá sido 'salvo'.

A única coisa que este plano de resgate conseguiu foi agravar a actual situação - em Chipre, em toda a periferia e, inevitavelmente, na própria zona euro - e garantir que o 'doente' morrerá do 'tratamento'. De loucura em loucura, a zona euro aproxima-se cada vez mais da implosão. Implosão social, implosão económica e, sim, implosão financeira. Aconteça o que acontecer, sabemos uma coisa: não será bonito.

4 comentários:

José Luís Moreira dos Santos disse...

A partir de hoje, e a incumbências de algum calhordas com um nome esquisito, o Chipre está na Câmara Hiperbárica que lhe foi destinada por uma troika qualquer. Ali permanecerá até que, por vontade do seu povo, de lá queira sair, uma vez que por vontade de quem lhe receitou tal tratamento, lá morrerá, aos bocadinhos, como deve ser.
José Luís Moreira dos Santos
Estarreja

Francisco disse...

O "pior dos 2 mundos" do Krugman refere-se à situação actual de bloqueio. Tanto um acordo com o BCE/FMI como uma ruptura com o Euro devolvem o Chipre à situação "normal" de apenas um mal. Pressuponho que quando se fale em "salvar" o Chipre isso signifique tirá-lo do bloqueio financeiro dentro do Euro.

Anónimo disse...

Os Eurocratas desta vez ultrapassaram tudo o que poderia ser imaginável. O ataque a Chipre vem demonstrar a crise profunda em que se encontra a chamada União Europeia que já não cumpre a sua própria lei , a liberdade de movimentação de capitais e a garantia dos depósitos bancários.Será isto um precedente para a UE entrar em estado de emergência permanente?

Zuruspa disse...

Não vai ser bonito?
Ai vai ser bonito, vai... vai ser LINDO, como em 1789, com as aristocráticas cabeças a serem guilhotinadas!
Que pensam os 1%, que conseguem conter a raiva dos 99%? Nem na África do Sul 10% conseguiram conter 90%, quanto mais...