quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Breve história da liberalização dos mercados financeiros I

Face à crise, a direita ultra-liberal decidiu jogar em contra-ataque e afirmar (e repetir muitas vezes, a ver se pega) que o problema dos mercados financeiros nunca foi a desregulamentação, mas sim o contrário. Os mercados foram sempre regulados e que se há crise ela se deve ao papel do Estado.

O primeiro problema desta abordagem é ignorar o que foi a história do capitalismo e afirmar “no princípio eram mercados”. Nós não negamos a mão do Estado. Pelo contrário, foi o Estado que, através da liberalização, desregulamentação e privatização construiu a actual configuração dos mercados financeiros. Esta mão visível não se distingue do papel que o Estado sempre teve na emergência dos mercados ao longo da história como bem nos explicou Karl Polanyi em a “Grande Transformação”.

2 comentários:

alexandre disse...

Eu ja esperava essa estrategia dos ultra neo-liberais.
Aqui na CMU, a malta em programas inter-disciplinares onde se aprende economia tambem se nega a culpar o mercado desregulado.
Mas tirando as pessoas que fazem um par de cadeiras de base de econmia, conheces algum economista de formacao que partilhe dessa opiniao?
Eu nao. Nada e' branco ou preto, e' verdade, muito menos em ciencias sociais, mas as causas desta crise parecem-me evidentes. Olha para o Sarkozy que agora e' contro os offshores, um exclusivo bastiao de batalha ha um ano atras da extrema esquerda que ele tanto odeia.

João Melo disse...

companheiro das aulas de socio economia do desenvolvimento Nuno teles , podes explcar o que é ser ultra liberal? ou será isso apenas mais um chavão paa meter medo aos pobres incautos?