quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Pergunto-me sobre as perdas e os ganhos

Saí cedo, a caminho do Museu do Fado. O metro não tem estado de fiar, espera-se muito, as escadas rolantes são demasiadas vezes um logro, porque avariam durante longas temporadas. Tinha tempo, saí no Terreiro do Paço. A cidade velha rebrilhava com a luz muito lavada, transparente. O rio cheirava bem, o pórtico da Lisnave estava límpido, o dia começava auspicioso. 


Mais à frente, três navios de cruzeiros mastodônticos despejavam pessoas, recolhidas por autocarros para uma volta pela cidade. Um destes três era o maior que me recordo de ver, à altura de um prédio de uns dez andares. Entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, o rio estava invisível. Pergunto-me sobre as perdas e os ganhos para Lisboa das visitas destas cidades flutuantes, poluidoras, com gente que não dorme na cidade e pode também não comer sequer, mas não deve ser popular a questão. Afinal, foi muito saudada a construção do porto de cruzeiros, mesmo que noutras cidades já se opusessem a que atracassem por lá. Uma cidadania muito prostrada é também o sinal de horizontes de expectativa baixos. Tão baixos, que já nem se estranha que nos seja sonegada a vista do rio que embeleza a cidade que habitamos. Essa vista, uma parte do horizonte ribeirinho, era gratuita.

Texto e foto de Paula Godinho.

De facto, a Economia, ou é política, ou é a contabilidade das partidas e contrapartidas mecânicas, do não há alternativa, das ficções do equilíbrio geral e da concorrência perfeita. 

Dispensar uma observação direta informada e sobrevalorizar a abstração necessariamente incapaz de capturar a diversidade e complexidade das motivações e dos comportamentos humanos dos modelos matemáticos é o caminho seguro para o exercício estéril. 

A economia não pode prescindir da História, da Filosofia, da Sociologia e, obviamente, da Antropologia. 

Se olhares vês que um trabalhador não é um colaborador, que um Estado, sendo emissor monopolista de moeda não necessita de crédito privado para se financiar, que criar emprego gera riqueza, que a estrutura de poder, a subordinação, interessam. Olhar, querer ver, ver. 

Sem comentários: