«António Gama Mendes, geógrafo, brilhante professor e investigador, faleceu prematuramente em Dezembro de 2014. A sua competência científica, a sua aptidão pedagógica, a sua vastíssima bagagem cultural e, acima de tudo, uma estatura académica muito assente na sua qualidade intelectual e numa imensa generosidade do ponto de vista humano, fizeram com que a Universidade Portuguesa e, particularmente, a Geografia tenham sofrido um forte abalo com a sua partida.
Para além de deixar uma obra significativa em diferentes domínios da Geografia Social, da Geografia Política e da Geografia Cultural, deixou muitos amigos em Portugal e no estrangeiro, em diferentes áreas disciplinares que vão da Geografia à Economia e da Sociologia à Filosofia e à Literatura. Por isso, este livro, com que alguns dos seus amigos de diferentes áreas científicas pretendem homenageá-lo, revisitando alguns dos temas de investigação que lhe eram mais queridos, de modo a perpetuar a memória de um nome, de uma obra e de uma personalidade absolutamente ímpares na Universidade e na ciência portuguesas».
Da contracapa do Livro de Homenagem a António Gama Mendes, que vai ser lançado na próxima quarta-feira, 28 de Fevereiro, a partir das 18h00, na Faculdade de Letras (Anfiteatro III), em Coimbra. Apresentam a obra Fernanda Delgado Cravidão (Departamento de Geografia e Turismo, da FLUC), Nuno Serra (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) e Julio Villar Castro (Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca). Estão todos convidados, apareçam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
http://passos-perdidos.blogspot.pt/2015/01/antonio-gama-um-geografo-peculiar.html
Enviar um comentário