quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Um vídeo curto sobre os refugiados sírios que vale pena ver (em inglês)



3 comentários:

Anónimo disse...

O vídeo seria mais interessante se referisse o papel das potências estrangeiras, sobretudo os EUA, na promoção deste conflito. E também o contributo dos bombardeamentos dos EUA e de algumas potências europeias para o desespero destas populações. Aliás, a França e o Reino Unido anunciaram há duas semanas que pensavam ir bombardear a Síria, supostamente para ajudar a travar o fluxo de refugiados.

Por outro lado, é necessário ponderar o risco que as minorias islâmicas começam a constituir para os valores laicos na Europa, ao instituírem espaços que vivem à margem das normas cívicas europeias, negando às mulheres direitos que na Europa são básicos, por vezes com a complacência das autoridades.

nmlima disse...

Vi este video no outro dia, e os comentarios (alguns horriveis) que lhe seguiram. Por minha parte, ha uma questao que nao e abordada mas que merece atencao: se um argumento a favor de acolher mais Sirios e que nao se trata de um numero de pessoas suficientemente grande para justificar os receios de quem ja vive na Europa, entao o que fazer se mais pessoas precisarem de refugio na Europa pelas mesmas razoes que os Sirios?

A guerra civil na Siria, se nao afectasse mais ninguem ao seu redor, era uma guerra num pais de 20M de pessoas. No Afeganistao, Paquistao, Nigeria, Etiopia, Somalia, Iemen e Libia tambem ha guerra com sunitas/xiitas/ISIS/AlShabhab/etc., mas o numero de pessoas afectadas e muito maior.
Vamos que uns 5% ou 10% resolvem emigrar para a Europa. 20M? 30M?
Ainda consideraremos que e uma boa forma de fazer a populacao europeia estabilizar ou voltar a crescer? Se milhoes de pessoas se mudaram para a Europa, sera credivel a possiblidade de os conflitos entre faccoes sunitas/xiitas/etc. ficarem para tras?

O Anonimo das 22H06 parece opor-se a nova intervencao militar naquela regiao, mas a falta de solucoes 100% ideais, nao me parece pior se uma alianca Russia-NATO contiver o conflito na Siria e Iraque ate haver uma re-definicao de fronteiras entre as partes envolvidas.

Jose disse...

https://www.facebook.com/1738249516402644/videos/1738787403015522