terça-feira, 14 de maio de 2013

Nem cooperação, nem desenvolvimento


Não admira que Passos Coelho tenha estado hoje em Paris a apresentar mais uma cassete da OCDE sobre Portugal: é verdade que a principal força ideológica e política deste governo está sobretudo em Bruxelas e em Frankfurt, mas o rico clube de economistas ortodoxos, bem pagos e seguros, que vivem em Paris sempre dá uma adicional ajuda ideológica externa à sua agenda de regressão estrutural interna. Tendo em conta as prescrições - da austeridade permanente à desregulamentação das relações laborais, com ataque deliberado à contratação colectiva ou congelamento indefinido do salário mínimo, passando pelo mito da concorrência em sectores monopolistas que deveriam permanecer públicos -, algumas delas contrariadas mesmo pela sua investigação, é caso para reafirmar que a OCDE não passa, no fundo, de um think-tank neoliberal, não podendo, por isso, tratar da cooperação e do desenvolvimento.

2 comentários:

Bilder disse...

O euro é a pistola apontada à nossa cabeça,nada será resolvido para bem de nosso país e seu povo(além da minoria que anda a sacar e não quer sair do euro) sem nos livrarmos dessa ameaça.

Anónimo disse...

A OCDE, sob a capa de organismo internacional técnico e independente ,não passa afinal de um ninho de hienas e viboras peçohentas onde o PCoelho se enquadra na perfeição pois ele pertence a ambas as espécies ( com perdão das verdadeiras).
E como as verdadeiras, o seu fim, tenho a certeza, não será nada bonito.
Deveriam ser julgados - ele, o VGaspar, o PR, os deputados da maioria e quem os apoia e apoiou - tanto e tão mal têm causado ao país.