quarta-feira, 9 de maio de 2007

Para onde vai a economia portuguesa?

O Público revela hoje que o endividamento das empresas privadas portuguesas atingiu 95% do Produto Interno Bruto (o valor mais elevado da UE). O que obviamente trava, e muito, o crescimento do investimento privado.

O governo, por sua vez, diminui o investimento público, assim sinalizando que a recuperação da economia portuguesa é uma questão puramente empresarial.

Com o Banco Central Europeu a anunciar irresponsáveis aumentos das taxas de juro, uma coisa parece certa: o crescimento anémico da economia portuguesa vai continuar.

3 comentários:

Samir Machel disse...

ladroes, gostava que discútissemos este assunto.
Abraco,

http://obitoque.blogspot.com/2007/05/est-o-associativismo-estudantil-ser.html

Unknown disse...

Gostaria de propor aos escritores deste blog se têm interesse em fazer uma análise pormenorizada deste texto : http://diplo.uol.com.br/2006-07,a1354 (Concorrência: lei ou mito?).

Analisar com certa profundidade os argumentos, os fundamentos da crítica feita, as referências à história do pensamento econômico liberal, etc.

Cordialmente,
Daniel
brizzolara@bol.com.br

João Rodrigues disse...

Caro Samir,
Eu estou bastante afastado das dinâmicas estudantis. Acho de qualquer forma que este é um assunto que só pode ser resolvido pelos estudantes. Mas lá que a situação é preocupante lá isso é.

Caro Daniel,
Obrigado pela referência do Jacques Sapir, um grande economista heterodoxo. É para ler com toda a atenção. Hei-de comentar.