sexta-feira, 11 de maio de 2007

Viragem à esquerda nos EUA?

Os elevados níveis de desigualdade (que imitam o padrão de distribuição dos anos vinte), a deterioração do desempenho económico, a quebra do dólar e o colapso da ocupação do Iraque podem estar a criar as condições para uma reversão de fundo no debate político dos EUA. Em tempos sombrios, um artigo optimista que explora esta possibilidade.

1 comentário:

A. Cabral disse...

Ha certezas de que o neo-conservadorismo nao recupera tao cedo.

O lider na "candidatura a candidato" Republicano para a Presidencia e' Giuliani que a par da sua truculencia securitaria, e' progressista nas questoes morais do casamento, homossexualidade, e aborto. O Bush ainda ontem foi visitado por uma comite de republicanos "moderados" que lhe pedem que aceite a nova lei de financiamento proposta pela Congresso, com datas para a retirada das tropas. O Presidente assassinado em sondagens e' um zombie politico, que tenta desesperadamente manter um sopro de autoridade.

E ontem tambem, a Federal Reserve demitiu-se a impulsionar o crescimento para proteger o dolar e manter a inflacao nos 2% (!!!). O que manifesta uma total incapacidade de responder ao problema economico senao por uma intervencao federal, muito provavelmente com mais cortes fiscais, segundo o programa de quase todos os candidatos Presidenciais.

E' o preco de perder a aposta numa guerra.