quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Pelo pluralismo no debate


Criando para o efeito um dossier, designado «Série Habitação em Portugal», o Público tem vindo a divulgar, por capítulos, os resultados de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), sobre «O mercado imobiliário em Portugal».

Nada contra, muito pelo contrário, a divulgação jornalística de trabalhos desta natureza. É, aliás, serviço público. Contudo, das duas uma: se é para ficar por aqui, pela divulgação do trabalho da FFMS, talvez fosse mais apropriado atribuir ao dossier a designação do próprio estudo (assumindo-se assim ser esse o objetivo). De outro modo, a «Série Habitação em Portugal» deverá prosseguir com a divulgação de outras investigações, por forma a que os leitores tenham acesso a perspetivas diversas sobre o tema.

Entre outros - e portanto referido apenas a título de exemplo (mesmo que não desinteressado, uma vez que envolve vários autores deste blogue) - sugerimos que o Público divulgue também, nos mesmos moldes, o estudo «A nova Questão da Habitação em Portugal», coordenado por Ana Cordeiro Santos (e que foi, aliás, objeto de um artigo de Luisa Pinto no jornal, em 2019).

É que, para além de estarem em causa «escolas» de pensamento distintas, e portanto com interpretações e propostas em muitos casos antagónicas sobre a questão da habitação, é assim que se evitam «campanhas públicas» monolíticas, como a que o João Rodrigues aqui assinalou.

Sem comentários: