terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

A injustiça social tem classe


Operária contraiu silicose ao serviço da multinacional Roca e pode ter de se sujeitar a transplante pulmonar. Mas empresa recusou indemnizá-la e tribunais deram-lhe razão (...) Maria optou por não prestar declarações sobre o assunto, alegando encontrar-se fragilizada. É possível que nem tente que o Supremo Tribunal de Justiça reanalise o caso, por falta de dinheiro para pagar as custas judiciais. Tudo somado, a sua pensão não chega aos 200 euros mensais. Confrontado com o teor das decisões da Justiça neste caso, o sindicalista Luís Almeida dispara certeiro a sua indignação: “Se os juízes tivessem de trabalhar um dia ou dois nestas fábricas mudavam logo de opinião.”
Ana Henriques

“Por uma questão de bem-estar mental”, deixou de conseguir partilhar casa e, no ano passado, acabou por arrendar aquilo que o salário de 920 euros líquidos por mês lhe permitia. “Uma única divisão minúscula. O meu quarto é também a minha cozinha. A humidade é imensa, a minha roupa fica com bolor e já tive infecções respiratórias”, conta sobre o seu T0 de 400 euros, mais 70 de despesas, no Porto (...) Em São Bartolomeu de Messines, a 20 quilómetros do sítio onde trabalha como administrativa, em Albufeira, o T1 renovado onde vive está “em bom estado”, mas sobrelotado. “É uma casa mesmo muito pequena. Seria o ideal para uma pessoa, mas vivem três”, conta Teresa, que, aos 32 anos, vive com a sua filha de cinco anos e com o namorado, com quem se juntou não porque queria, mas porque, a receber o salário mínimo, com uma renda de 400 euros e os custos com o combustível para chegar ao trabalho, não tinha alternativa.
Rafaela Burd Relvas

O bom jornalismo ajuda a revelar uma certa forma de economia política e a fazer as ligações: de um sistema judicial com brutais enviesamentos de classe à questão da habitação de norte a sul do país, estamos sempre a falar de uma certa forma de capitalismo, no mínimo, sem “poderes compensatórios” relevantes. Os custos sociais, tão crescentes quanto multidimensionais, são assim cada vez mais transferidos para as classes trabalhadoras.

Sem comentários: