sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Política monetária não golpista: Japão anuncia estímulo de 200 mil milhões de dólares

O Japão acaba de anunciar um estímulo orçamental de 200 mil milhões de dólares, sensivelmente o PIB do nosso país em 2021. Repare-se que os 200 mil são parte de um pacote orçamental mais vasto que atinge os 490 mil milhões de dólares.

Que impacto teve este anúncio na taxa de juro a 10 anos das obrigações de dívida pública do Japão, um país em que a dívida já representa 266% do PIB?  


O endividamento subirá e a taxa de juro desceu. Porquê? Porque o Banco Central do Japão se coordenou com o Tesouro do Japão e impôs a sua disciplina aos mercados. É o que faz um banco central não golpista, que não usa a sua alegada independência contra o programa económico de um governo democraticamente eleito.


No Japão fazer o que tem que ser feito passa por impedir o aumento das taxas de juro e por financiar um gigantesco pacote de estímulo económico com o objetivo 'tanto de atenuar o impacto do aumento dos preços como de impulsionar o crescimento'. O 'governo estima que o pacote de estímulos retirará mais de 1,2 pontos percentuais à inflação total e que adicionará cerca de 4,6% ao PIB real.

Lagarde, vai passear. Ao Japão.

4 comentários:

Anónimo disse...

A ignorância dos Europeus é colossal, só uma categórica insuficiência faz com que seja possível imaginar um banco central fora da esfera politica de um estado ou um conjunto de estados sem banco central, os que ganham com esta "independência" até se devem rir das declarações ridículas de Christine Lagarde.

Jose disse...

Fica por dizer que a dívida do Japão é no essencial detida por japoneses?

Óscar Pereira disse...

Caro José,

Fica por dizer que a dívida do Japão é no essencial detida por japoneses?

Fica por dizer que o Japão tivesse uma moeda que não controlasse, com um banco central "independente" (do poder democraticamente eleito), isso seria irrelevante. Veja o caso, por exemplo, de Itália, cuja dívida é maioritariamente detida por italianos (maioritariamente bancos), e totalmente denominada em euros. Imagine agora que a Sra. Meloni decidia seguir o exemplo japonês. É preciso dizer-lhe o resultado?

Dados daqui.

Anónimo disse...

A verdade sobre a inflação:

https://evonomics.com/the-truth-about-inflation-why-milton-friedman-was-wrong-again/