domingo, 23 de outubro de 2022

Ideias de luta

 

Para quem ainda não se apercebeu que a actual subida vertiginosa dos preços representa uma imensa transferência de rendimentos dos pequenos bolsos dos trabalhadores - activos ou pensionistas - para os fundos bolsos de quem domina e estrutura o mercado, fica esta ideia lançada em 1936: "Lutar pelos nossos salários é lutar contra a vida cara". 

Em francês, rima. Mas em português pode ser um poema livre. Até contribui para impedir que a liberdade seja apropriada pela direita. 

A imagem foi apanhada na página do facebook da Confederação Geral do Trabalho francesa, onde é possível apanhar alguns videos da grande manifestação de 18/10 e, como já é habitual, das cargas policiais sobre os manifestantes pacíficos, a pretexto de perseguirem quem anda a destruir montras. Tal como aconteceu com os "coletes amarelos". Coisas que a nossa televisão não diz nem mostra ou mostra do lado da repressão, com os comentários "oficiais". 


Durante o protesto em Paris, no dia 18 de outubro de 2022, a polícia lançou várias cargas muito violentas contra o desfile. Uma companhia da polícia até atacou a golpes de bastão o cortejo de um sindicato e o seu serviço de segurança. A violência do Estado não se limita aos manifestantes em desfile considerados como "radicais" ou violentos, mas sim às secções mais amplas da população. No final do dia, o comissário Tomi, apelidado de "Tomi, o córsego", foi perseguido por manifestantes quando estava sozinho com um único polícia para o proteger. Nos últimos anos, vários vídeos mostraram este comissário a espancar manifestantes com todas as suas forças. Por exemplo, em janeiro de 2021, foi filmado a matraquear, como um surdo, uma dúzia de vezes, um manifestante que caiu no chão durante um protesto contra a Lei "Segurança Global". Ligado à máfia corsa, ele é irmão de Michel Tomi, considerado o último dos padrinhos da Ilha da Beleza. A polícia odeia toda a gente, e às vezes as pessoas reprimidas retribuem na mesma moeda.

O comentário da CGT revela já, pois, uma complexa situação político-laboral, colocando-se o Estado - no seu conjunto, incluindo as "forças de ordem" - a funcionar no mesmo sentido.   


(Assistencialismo: 156 mil milhões de euros de apoios às empresa por ano. Gráfico representa o conjunto das despesas fiscais, socio-fiscais e orçamentais, a preços actuais, para benefício das empresas. "O neoliberalismo é o Estado ao serviço do capital")


2 comentários:

TINA's Nemesis disse...

"O neoliberalismo é o Estado ao serviço do capital"

Começa a ser difícil distinguir Neoliberalismo de Fascismo...

Anónimo disse...

O que estamos a assistir é mais do mesmo, os que têm menos a pagar aos que têm mais, é este o modelo social da Europa. Obviamente este modelo economico e social é insustentável, e em todo o lado se percebe que o regime dito democrático acabou, agora cabe aos cidadãos a dignidade do que é ser-se subversivo, nunca esquecendo claro, que os estados têm o monopólio da violência, as respostas têm de ser de bloqueio efectivo.