sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Manipulação eleitoral - o intervencionismo da Iniciativa Liberal


Reparei que muitas pessoas estão a partilhar os resultados de um questionário eleitoral designado “bússola política”. À primeira vista, assemelha-se a projetos semelhantes já feitos no passado. O inquirido responde a um conjunto de questões e, no fim do questionário, o teste revela qual é o partido do qual o inquirido está mais próximo politicamente, tendo por base os valores e preferências reveladas pelo inquirido em áreas como a política económica, social, cultural ou migratória. Estes inquéritos costumam ser feitos por centros de investigação em ciência política, que se pautam por critérios de independência na sua construção. Ainda que os pressupostos utilizados tenham sempre um forte elemento subjetivo e devam ser escrutinados com sentido crítico, o facto de serem realizados por uma instituição que se pauta por critérios académicos de intervenção na sociedade garante um patamar mínimo de independência.

Ora, não é isso que ocorre com esta bússola política que se encontra agora a ser partilhada. Se olharem com atenção, no final do site pode verificar-se que a bússola foi criada pelo “Instituto Mises Portugal”, o representante nacional de uma instituição reconhecida internacionalmente por promover os valores da economia austríaca e do neoliberalismo.

Houve dois elementos que me intrigaram de imediato, por serem demasiado imprecisos e indefensáveis. Em primeiro lugar, o PNR (partido de extrema-direita) está num eixo categorizado como “economia socialista”. Eu percebo a ideia subjacente: o que eles pretendem sinalizar é que se trata um partido que defende o intervencionismo do estado na economia. Mas nunca um projeto feito por uma instituição fiável poderia chamar a isso “economia socialista”. É um erro grosseiro que me levou de imediato a suspeitar. O outro exemplo refere-se ao posicionamento da Iniciativa Liberal: é o único partido que está no quadrante economia de mercado/libertário. Com efeito, qualquer cidadão nessa área será facilmente enquadrado nesse partido e não noutros possíveis nesse domínio ideológico, como o PSD ou mesmo o CDS. Trata-se de um enviesamento muito conveniente: a maioria dos elementos do instituto Mises está envolvido ou é apoiante da Iniciativa Liberal.

Este inquérito, em resumo, não é mais do que um exercício de manipulação eleitoral conduzido por pessoas próximas da candidatura da Iniciativa Liberal. Não ajudem à sua divulgação.

11 comentários:

Geringonço disse...

Os Liberais que tanto gostam de se fazer passar por defensores daquilo a que chamam "liberdade" e que tanto se orgulham de ser anti-Estado necessitam de um Estado repressivo para aplicarem a sua "utopia" de mercado...

Mas é positivo que os Liberais assumam-se como liberais, neoliberais ou libertários defensores do mercado über alles. É bem mais do que o neoliberal Passos Coelho fez, quase de certeza teria perdido as eleições em 2011.

Miguel Madeira disse...

"Com efeito, qualquer cidadão nessa área será facilmente enquadrado nesse partido e não noutros possíveis nesse domínio ideológico, como o PSD ou mesmo o CDS"

O CDS e e mesmo o PSD são frequentemente conservadores nas questões de costumes; não se enquadram no quadrante superior direito.

JE disse...

A tentativa de fazer passar como um produto novo, aquilo que é tão velho como a sua responsabilidade pela situação presente, é agora a coqueluche de alguns "intelectuais" e dos seus órgãos de informação.

A tralha neoliberal tenta vender o seu modo de vida "liberal" cheio de "liberdade" e de outras tretas adjacentes.

E mente, manipula, distorce e aldraba no seu show propagandista.

Olhemos para o american way of life, fora das linhas com que nos foi sendo impingido a o longo dos anos:

"A dívida dos estudantes dos EUA atingia em meados deste ano 1,6 milhões de milhões de dólares! (debt clock US) É inconcebível como as teses da financeirização e neoliberalismo puderam impor-se quase sem contestação, como a via da libertação contra o “totalitarismo” do socialismo, defesa dos direitos humanos e da “liberdade de escolha”.
A miséria humana, a degradação da autoestima, leva a que cerca de 2,5 milhões de estudantes universitários dos EUA procurem adultos com posses, na esperança de evitar o jugo da dívida estudantil. Com os custos universitários fora de controle, financiar o desespero tornou-se um negócio.
Os estudantes são levados a envolver-se na prostituição para pagar a universidade. O site Seeking Arrangement liga os designados "sugar daddies” e “sugar mommas” - adltos ricos que procuram companhia, geralmente, mas nem sempre, de natureza sexual - com “sugar babies”, jovens ansiosas e ansiosos, dispostos a fornecer serviços de “acompanhante” para manter o seu estilo de vida. Estima-se que 2,5 milhões de estudantes universitários americanos usem esta forma de fugir à armadilha da dívida estudantil. Dívida que não conseguirão pagar, atendendo ao nível dos salários que irão obter.
Nos EUA 42 milhões estão sobrecarregados com uma média de 40 000 dólares em dívidas de empréstimos estudantis. Assim, o fornecimento de favores sexuais para os adultos ricos é assumido como o menor dos dois males, dado que em 20 anos os custos das universidades privadas aumentaram 254% e 321% nas públicas. (https://www.rt.com/op-ed/469443-college-sugar-babies-debt-prostitution/)
Que conceitos humanistas, que valores éticos, que autoestima, pode dar uma sociedade que procede desta forma para com a sua juventude, a bem duma oligarquia gananciosa e anti humanista.
(Cont)

JE disse...

"Mas não são só os jovens colocados nesta condição. A maioria da população dos EUA tem um património líquido negativo. "Activo limitado" (asset limited) significa: endividado para a vida, uma maneira de dizer: falido.
A dívida total (pública, empresas e famílias) dos EUA é superior a 74 milhões de milhões de dólares, pagando por ano 3,5 milhões de milhões de dólares.
Estes norte-americanos dos EUA, são os servos da dívida. Mas não são pobres porque não trabalham. Eles são pobres, mesmo que o façam. Se a maioria das pessoas numa sociedade rica é pobre, mesmo estando "empregada", então claramente o problema não é das pessoas, é do sistema.
A pobreza na América, tornou-se endémica e onipresente é estrutural. Está inserida no sistema. (http://www.informationclearinghouse.info/51796.htm)
Metade dos americanos (dos EUA) são efectivamente pobres e estão a ficar cada vez mais pobres - e isto reflecte-se nas depressões, stresse, raiva, ansiedade, longevidade e saúde decrescentes. Porém com tudo isto há quem lucre: as farmacêuticas, medicina privada, centros de reabilitação - tudo sem alterar as causas.
Aqui temos, como reverso da medalha, as “grandezas”. Segundo a lista da Forbes, entre os primeiros 50 ultraricos, há 25 dos EUA, com a agravante de que nos 10 primeiros 8 são dos EUA."


É sobre a limitação da riqueza destes últimos que as lágrimas da tralha neoliberal se apressa a correr,solidária com estes porno-ricos

estevesayres disse...

Eu não vou perder o meu tempo, a dar a minha opinião sobre os da "iniciativa liberal": Visto que partido fascista (PNR), são semelhantes as sua politicas, não existe diferença no discurso, até é de estranhar, porque não se coligaram!? Eu sei porque um é mais salazarista e outro e Marcelista, não este o padrinho!!!

Anónimo disse...

Muito bem!

L. disse...

JE, acrescentava aí a financeirizacao do sistema prisional americano. Um asco.

Aónio Eliphis disse...

Claro que o PNR é socialista, como o eram os nazis. Como explica que Marine Le Pen vá roubar tantos votos aos comunistas?

Anónimo disse...

O aonio eliphis tralha neoliberal joão Pimentel Ferreira está equivocado

Sob o nickname Pedro já tentou vender essa mesma tralha. Chegou até a elogiar a política social de hitler

Após ter sido identificado como joão pimentel ferreira e após um comentário racista verdadeiramente chocante sob o nickname Pedro, começou-se a ver que por detrás deste neoliberal trafulha se ocultava alguém com simpatias pela extrema-direita e com uma queda para o III reich

O que confirmava a tese das ligações umbilicais entre uns e outros

Anónimo disse...

Agora o pobre coitado, provavelmente em desespero eleitoral, vem para aqui repetir as teses daquele pedaço de asno liberal da iniciativa ultra

O apregoado socialismo do PNR cabe naquele espaço onde o “ Pedro” foi apanhado. No esgoto das coisas abjectas como o do comentário racista do dito.

A pergunta a um PNR sobre as suas ideias “ socialistas” e a resposta deste, permitiria verificar até que ponto vai a desonestidade deste tal aonio joão Pimentel ferreira

Um pequeno trafulha que não olha a meios para os seus sórdidos objectivos

Um belo exemplo do que são os tipos neoliberais. Esperemos que os comunistas lhes roubem votos para depois assistirmos a cenas edificantes sobre a origem “ socialista” do pobre aonio eliphis pimentel ferreira

Enquanto dá vivas as políticas sociais do seu amado hitler


Anónimo disse...

A propósito, lá na Holanda sabem das simpatias nazis do aonio eliphis? E a Nadia já sabe?