quinta-feira, 6 de março de 2014

Culturgest: «O neoliberalismo como reação: de Viena a Mont Pèlerin»


«Segundo alguns, o neoliberalismo é um slogan usado por anticapitalistas para caricaturar os seus oponentes. Segundo outros, é uma tentativa para regressar ao capitalismo laissez-faire.
Desaparecem, assim, os traços distintivos de um feixe transdisciplinar e transnacional de ideias que se desenvolveu a partir dos anos trinta do século XX, quando o termo entra em circulação, e que encontrou nos anos setenta a oportunidade para uma continuada hegemonia. A crise de 2007-2008, segundo muitos, teria marcado o seu fim, mas as políticas neoliberais aí estão, em força no nosso país e não só. Através de uma história crítica do neoliberalismo, como reação inicial aos "socialistas de todos os partidos", pretende-se expor as inovações intelectuais e os mecanismos económico-políticos por detrás de um projeto que busca encontrar soluções para democracias de alcance tanto quanto possível limitado, ou mesmo para regimes autoritários ditos de exceção, permitindo subordinar a atuação dos governos à promoção de políticas de concorrência mercantil em áreas crescentes da vida social. Seguindo a injunção de Margaret Thatcher – "a economia é o método, o objetivo é mudar a alma" – procurar-se-á caracterizar um imaginário social assente no chamado empreendedorismo, em que os indivíduos são declarados livres na medida em que estão imersos em mercados. Ancoradas na ideia de que a justiça social não passaria de inveja idealizada, as regras económicas neoliberais favorecem a concentração de recursos no topo da pirâmide social, mas têm um poder que vai para lá de interesses de classe.»

Depois das quatro conferências em torno do tema «Economia: uma ciência que transforma o mundo?», proferidas em Fevereiro por José Castro Caldas, a Culturgest recebe em Março o João Rodrigues, que conduzirá o ciclo «O neoliberalismo não é um slogan – histórias de uma ideia poderosa».
A sessão inaugural, «O neoliberalismo como reação: de Viena a Mont Pèlerin» tem hoje lugar a partir das 18h30 no Pequeno Auditório da Culturgest (Rua Arco do Cego, Piso 1, em Lisboa), devendo as senhas de acesso ser levantadas 30 minutos antes. A conferência será transmitida em directo aqui.

1 comentário:

LS disse...

Gostei da exposição de João Rodrigues. Pareceu-me intelectualmente honesta, embora com as contingências inevitáveis de uma perspectiva da História das Ideias. Pois é extremamente difícil explicar uma plateia, através de abstracções que implicam um conhecimento razoável da história da filosofia ocidental, um conjunto de realidades complexas.
Porém, penso que não ficou suficientemente esclarecida a natureza dos chamados "colectivismos" que, da forma como foram expostos, assemelham-se a uma espécie de parêntesis numa evolução que vinha do século XIX. Mas não seria possível que esses chamados colectivismos, nomeadamente o de direita, fossem apenas uma forma de reestruturação do status quo, i.é, pode poder económico e político, não sendo assim necessariamente um corte (ou reacção) ao estado de coisas herdado do século XIX?
Obrigado,