terça-feira, 11 de março de 2014

15 Março: CDA celebra o 35º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde


«No ano da passagem dos 35 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Congresso Democrático das Alternativas assinala o acontecimento com uma iniciativa pública que pretende valorizar a contribuição deste serviço público para a melhoria da saúde dos portugueses, bem como discutir as perspectivas de evolução que será necessário imprimir à sua organização, funcionamento e prestação.
As reduções orçamentais do SNS em 1.600 milhões de euros nos três anos de aplicação do programa de ajustamento financeiro estão a ter impactos tanto no seu funcionamento como na qualidade dos serviços prestados. Divulgar e discutir os aspectos que estão a prejudicar o acesso em tempo útil dos portugueses aos cuidados de que carecem é, simultaneamente, um dever de cidadania e uma obrigação política de protecção deste bem público.
Para além de identificar os desenvolvimentos que estão a colocar o SNS em risco, importa discutir e propor orientações para a evolução do serviço público de saúde que possam influenciar as decisões políticas no sentido da defesa dos interesses das populações. Para o efeito foram convidados a dar a sua contribuição profissionais da saúde, sindicalistas, autarcas e políticos com ligações ao SNS.»

Grupo dinamizador: Ana Sofia Ferreira, Cipriano Justo, Guadalupe Simões, Helena Antunes, Isabel do Carmo, José Aranda da Silva, Manuela Silva, Maria Augusta de Sousa, Paulo Fidalgo e Pedro Lopes Ferreira.

Sem comentários: