segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Euro-obrigações há muitas…

A Standard & Poor’s ameaça classificar como “especulativas” as euro-obrigações que sejam garantidas pelos países em proporção do seu peso. Isto porque se considera que estas euro-obrigações acabariam por ter o risco do seu elo mais fraco. No entanto, este não é o modelo de euro-obrigações que consta da “modesta proposta” para salvar o euro, como esclarecem Stuart Holland e Yanis Varoufakis, os seus autores, que, aliás, o consideram idêntico à lógica do tóxico Fundo Europeu de Desestabilização Financeira. Na sua proposta, as euro-obrigações seriam, pelo contrário, emitidas por uma entidade europeia reconhecida, como o BCE, e seriam exclusivamente garantidas pelo seu poder, o que, de acordo com os autores, sossegaria os detentores destes títulos. As taxas de juro mais baixas fariam então com que todos os Estados tivessem acesso a empréstimos em termos muito mais favoráveis do que têm hoje hoje, mas só até 60% da sua dívida pública, que seria o que o BCE emitiria para assim, no espírito do compromisso, sossegar os obcecados com a narrativa da “irresponsabilidade fiscal”. A reestruturação de uma parte da dívida continuaria então a ser provável para alguns Estados.

3 comentários:

Elemento Absorvido disse...

Além disso, ao contrário do FEEF, o BCE emite moeda. Enquanto o FEEF tem quantidade de dinheiro limitada, o BCE emitiria quanto dinheiro fosse necessário, o que daria confiança aos «mercados».

Diogo disse...

Thomas Edison:

"If the Nation can issue a dollar bond it can issue a dollar bill.
The element that makes the bond good makes the bill good also. The
difference between the bond and the bill is that the bond lets the
money broker collect twice the amount of the bond and an additional 20%.

Whereas the currency, the honest sort provided by the Constitution pays nobody but those who contribute in some useful way. It is absurd to say our Country can issue bonds and cannot issue currency. Both are promises
to pay, but one fattens the usurer and the other helps the People."

Zuruspa disse...

E essa citaçäo do Edison é mesmo dele, ou foi usurpada de outrém, como milhentas das "suas" invençöes?