quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tudo como dantes?

«O Fundo Monetário Internacional (e, a um nível inferior, o Banco Mundial) lembra a descrição de Talleyrand dos reis franceses da dinastia Bourbon: não aprendeu nada e não esqueceu nada. Numa altura em que países ricos como os Estados Unidos têm défices orçamentais de 12% do PIB devido à turbulência financeira global, o FMI tem dito a países como a Letónia e a Ucrânia, que não começaram esta crise mas que apelaram ao Fundo para os ajudar a combatê-la, que têm que equilibrar os seus défices se querem receber ajuda». Não percam o resto do artigo de Howard Stein, uma referência da economia do desenvolvimento, no Jornal de Negócios. A duplicidade de critérios, patrocinada pelas instituições charneira do defunto «Consenso de Washington», cujas consequências catastróficas para as economias africanas Stein tão bem tem analisado, é uma das grandes vergonhas da actual configuração da globalização forjada pelas utopias liberais.

5 comentários:

CS disse...

Se me permites, essas utopias poderiam bem ser desmascaradas com uma análise antenta da Europa de Leste: http://tinyurl.com/c4r9gt

Abraço,
Carlos

CS disse...

Bem, passei a noite a analisar a chamada cimeira do G2 de ontem. Veremos como é com os outros 18!

http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/04/o-encontro-entre-obama-e-jintao-e-as.html

Um abraço,
Carlos

Anónimo disse...

De facto, é inadmissível que no estado actual da economia mundial, um país para receber apoio do FMI tenha de reduzir o défice público. Não morre do mal, morre da cura.
Abraço

Anónimo disse...

Sobre as " utopias", subjacente as da Globalização ( leia-se Liberal ) e as da Europa de Leste.

VENHA O DIABO E ESCOLHA .

Miguel Fabiana disse...

...é a vida a Preto e Branco! mentes binárias e discursos "bipolares" !