sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dois anos a pedalar

Este blogue nasceu a 17 de Abril de 2007. Obrigado aos leitores, aos comentadores e aos blogues que acharam que valia a pena discutir o que por aqui se ia dizendo. Vamos continuar a pedalar. Nunca se desiste. Relembro apenas o que escrevemos há dois anos atrás. Uma alteração: onde se lê economistas deve agora ler-se cientistas sociais e activistas de esquerda. De resto, não retiro uma vírgula ao que escrevemos a 17 de Abril de 2007. O que acham?

Os dilemas trágicos que os indivíduos têm de enfrentar em resultado da falta de recursos e de poder tornam-se visíveis num belo filme italiano a que este blogue roubou o nome. Não somos cineastas, mas economistas. Acreditamos que a economia, como o cinema, pode ser um ‘desporto de combate’. Temos partidos e ideologias diferentes e divergentes, mas convergimos no que hoje importa. Pleno emprego, serviços públicos, redistribuição da riqueza e do rendimento, controlo democrático da economia fazem parte do caminho que queremos percorrer. Recusamos e combatemos as 'evidências' e mitos que alimentam o actual consenso neoliberal. Acreditamos que o mercado sem fim é a ideologia transponível do nosso tempo. Mas uma coisa reconhecemos aos nossos adversários e a F. Hayek, o seu grande ideólogo: ‘nada é inevitável na existência social e só o pensamento faz que as coisas sejam o que são’. Este blogue é portanto um espaço de opinião de esquerda, socialista e que pretende desafiar o actual domínio da direita na luta das ideias. Pedalemos então!

7 comentários:

Wyrm disse...

E bem hajam!

Miguel Fabiana disse...

"Uma alteração: onde se lê economistas deve agora ler-se cientistas sociais e activistas de esquerda"

É por estas e por outras que tenho orgulho em pertencer à Esquerda Portuguesa, de ser Português e de viver em Portugal !


"nada é inevitável na existência social e só o pensamento faz que as coisas sejam o que são" - SUBSCREVO !


Coragem & Força !
Miguel

Miguel Fabiana disse...

...já agora:

tenho umas garrafas de verde (Alvarinho de Monção) que bem podiam ser usadas para uns brindes valentes ao Futuro! A semente está plantada, resta agora rega-la e cuidar do seu crescimento; uma coisa de cada vez e cada coisa a seu tempo...a árvore, um dia certamente, dará frutos!


Abraço,
Miguel

Mar Arável disse...

Pedalemos

na biciclete certa

Miguel Fabiana disse...

tens alguma que seja melhor que a minha bicla? é que a minha bicla é maior que a tua...

Dias disse...

Um brinde à saúde dos “Ladrões de Bicicletas”!
(Pode ser com o Alvarinho que é bem bom).

Daniel disse...

Viva! Além de um muito merecido gole do excelente vinho português, um brinde com a pinga aqui do Brasil (de Minas Gerais, que é a melhor!). Muito, muito mesmo da discussão de vocês ilumina o nosso parco debate. Tenho tentado divulgar o blog por aqui, para tentar elevar o nível do que se fala por essas bandas. Não sei se com muito sucesso, acho que não, mas enquanto vocês pedalarem, vou de carona. Obrigado pelo esforço de pensamento coletivo.