A tese de doutoramento é um momento naturalmente importante do percurso de José Reis, dando origem a um livro, publicado em 1992: Os Espaços da Indústria – A regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal.
Nele se encontra clarificado um programa de investigação que aponta para um contributo científico: «A análise das expressões singulares da economia (uma formação nacional, um processo de articulações regionais ou um sistema local de organização produtiva) não dispensa que nos interroguemos sobre o seu lugar num contexto mais amplo e sobre a sua lógica interna de funcionamento. Por isso, espaço e tempo deverão ser (...) dois temas permanentes do trabalho dos economistas».
Espaço e tempo, geografia e história, têm de facto sido permanentes no trabalho em contracorrente de José Reis, bastando atentar no ensaio Cuidar de Portugal, de 2020, ou no artigo na Revista Crítica de Ciências Sociais, de 2023. Também falarei sobre tempos e espaços na apresentação que farei na sua sessão de jubilação, hoje, às 17h, na FEUC.
Sem comentários:
Enviar um comentário