sexta-feira, 8 de maio de 2020

André Ventura e «a cobardia de querer calar quem lhe faz frente»


«André Ventura fez uma proposta inqualificável, de decidir o confinamento de pessoas, tendo em conta a sua origem étnica. Teve a resposta que devia por um campeão português, Ricardo Quaresma, e veio logo sugerir que os futebolistas deveriam ter direitos limitados à opinião. Ficámos portanto a saber que o Chega não só tem opiniões repugnantes, como André Ventura tem a cobardia de querer calar quem lhe faz frente. Senhor deputado André Ventura, eu lutarei pelo seu direito a ter opiniões sobre o futebol. Embora também vá lutar para acabar com a pouca vergonha de receber vários salários, além do de deputado. E no que disser respeito ao Bloco, fique certo que as suas ideias racistas hão-de ir parar ao caixote do lixo, de onde nunca deviam ter saído».

Catarina Martins

«Nós discordamos do pressuposto: nós não temos nenhum problema com a comunidade cigana em Portugal. Nós temos problemas, em Portugal, com pessoas que cumprem, ou não cumprem, as normas sanitárias. É muito simples, a lei é para cumprir e deve ser aplicada a todos por igual. (...) O senhor deputado é que tem um problema, é que já foi de trivela. (...) É que o senhor deputado resolveu criar um caso com uma parte importante dos portugueses, que é a comunidade cigana. Como se eles fossem estrangeiros. E não sabendo que, há séculos, que eles são tão portugueses como qualquer um de nós. E aquilo que teve foi uma resposta à altura de um grande campeão nacional e de um grande jogador da nossa seleção. E que de facto é ter muito mau perder quando, depois de levar um baile do Quaresma, a única resposta que teve para dar foi dizer que, sendo jogador da seleção nacional, só tinha a obrigação de estar calado. Não, o direito à palavra e o direito à opinião é uma liberdade de todos, sua, do Quaresma, minha, ou de quem quer que seja.»

António Costa

Via Uma Página Numa Rede Social, as respostas da Coordenadora do Bloco de Esquerda e do Primeiro-Ministro ao deputado do Chega, André Ventura, no debate quinzenal desta quinta-feira. Como bem se assinala nesta Página, não tendo soluções para os verdadeiros problemas do país, os partidos populistas «distraem a sua base eleitoral com temas como o dos ciganos», como se esta comunidade «fosse responsável por algum dos grandes problemas do país» e quando «não são os ciganos que todos os anos fogem com milhares de milhões de euros para offshores, não são os ciganos que arruinaram bancos e, com eles, as poupanças de muitas famílias e as contas do país, e não foram os ciganos que venderam empresas públicas estratégias e lucrativas a fundos de investimento, que agora enriquecem à custa do trabalho do povo português». Por isso, sempre que ouvirem «André Ventura repetir que vem combater "o sistema", recordem que ele trabalha, em regime de acumulação de funções, numa empresa de engenharia fiscal que ajuda pessoas ricas a desviarem fortunas para offshores. Enquanto Ventura acena com os ciganos numa mão, para distrair os incautos, a outra mão está a ajudar algumas das pessoas mais poderosas do país a fugir aos impostos».

12 comentários:

Jose disse...

Não conheço em detalhe nem me interessa o caso; basta-me ouvir dizer que não há problemas com a comunidade cigana para logo ficar ciente que onde desce a cortina do negacionismo, levantam-se indignações que raiam a histeria, uma espécie de efeito compensador que deve ter um qualquer termo técnico na área da psicopatologia.

A.R.A disse...

Ventura é a cara daqueles que só na vigência dos pafistas ousaram sair debaixo das pedras e que foram minando o próprio sistema democrático que tanto dele comem.
Lembram-se das vergonhosas marchas de protesto dos colégios privados? Do controlo que a Cofina tem no ministério publico? Dos esquemas fraudulentos no seio das F.Armadas?
Ou do controlo da PSP?
E poderia continuar a minha verve para hoje apontar o dedo em riste em direção àqueles que desdenhavam e de modo trocista riam de uma suposta teoria ou mania de comuna de que era tudo facho, os tais "moderados centristas ... pois é, que eles andavam aí já se sabia mas agora ouvimos o impensável na A.R e até constatamos o CDS que deixou cair máscara para espernear no seu verdadeiro tom para estancar a fuga de beneméritos militantes (não tarda muito que ate o Jacinto Capelo Rego dê corda aos sapatos!!)

PauloRodrigues disse...

Subscrevo!

Rão Arques disse...

Esse recado de tratar de calar não pode adaptar-se na perfeição se for dirigido a António Costa?
Algum senhor jornalista, comentador ou colunista, pode confirmar se foi o citado senhor que falou em mau perder quando respondia a André Ventura?
O abundante uso de desinfetante deve estar a dar forte vassourada em muitas amedrontadas memórias.

Rão Arques disse...

Dizer o que se pensa, seja por quem seja e sobre o que for, desde o aplauso até à condenação pode ser tudo menos cobardia.
Ao contrário pensar uma coisa e dizer diferente, por obediência e frete ao politicamente correto, isso sim é cobardia.

João Pimentel Ferreira disse...

Muito bem caro Nuno Serra. Finalmente um ponto em que estou plenamente de acordo com a esquerda, e já escrevi sobre isso:

https://www.veraveritas.eu/2016/03/a-cognicao-e-teoria-dos-conjuntos.html

Jose Manuel Silva disse...


Um dos defeitos da democracia, é produzir anticorpos, que a podem destruir

Paulo Marques disse...

Não há problemas com a comunidade cigana, há problemas com grupos de ciganos, como há problemas com grupos de políticos, economistas, católicos, dirigentes desportivos ou avençados do polvo. É a vida.

Anónimo disse...

O que o chega está a propor é a guetização de pessoas, em função da cor da pele.
Ninguém falou em indivíduos ou grupos de indivíduos que tenham cometido determinados crimes.
Esses devem ser confinados na prisão.
Quem não cometeu qualquer crime deve ter os mesmos direitos que o sr ventura.

Anónimo disse...

joão pimentel ferreira tem aqui intervenções a vários nicks.

Uma como ele próprio, em que faz publicidade a um link perigoso. Não só ganha pelo número de visitas como constitui uma armadilha para quem lá vai e que não as consiga evitar.

O aviso está feito

Mas JPF usa outros disfarces.

O pseudo rebolucionário paulorodrigues, cujo "boneco " tem que ser alimentado por cada vez menos palavras rebolucionárias.

E Rao Arques, que é a face actual da verdadeira face de joão pimentel ferreira. É aquilo que é.
E o que é, é a de um ventura assim com a antiga face do pimentel ferreira.

Anónimo disse...

Três notas rápidas sobre uma "espécie de comentário" dum tal jose:

-"há problemas com a comunidade cigana"

O racismo larvar ( e repugnante )de Jose


-"desce a cortina do negacionismo"

O negacionismo de jose para com o regime de Salazar e os seus crimes? Ou do papel deste pela vitória da escumalha de Franco na Guerra Civil Espanhola?


-"deve ter um qualquer termo técnico na área da psicopatologia."

Não era também a um registo "psicopatológico" que os nazis se socorriam para liquidar todos os que assim por eles fossem considerados?

Anónimo disse...

Quando jose diz o seguinte:

"basta-me ouvir dizer que não há problemas com a comunidade cigana para logo ficar ciente que onde desce a cortina do negacionismo blablabla..."

É de lhe lembrar ao negacionista do andré,perdão, do jose,o seguinte:

«não são os ciganos que todos os anos fogem com milhares de milhões de euros para offshores, não são os ciganos que arruinaram bancos e, com eles, as poupanças de muitas famílias e as contas do país, e não foram os ciganos que venderam empresas públicas estratégias e lucrativas a fundos de investimento, que agora enriquecem à custa do trabalho do povo português».

Se jose trabalha numa empresa de engenharia fiscal que ajuda pessoas ricas a desviarem fortunas para offshores isso aí é que já é especulativo. Mas que ele gosta muito desses prostíbulos, lá isso gosta