segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Viva Evo


Do outro lado do Atlântico, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do México disse logo o essencial (via El Pais Brasil): “Na Bolívia há uma operação militar em curso, nós a rejeitamos. É semelhante aos eventos trágicos que sangraram nossa América Latina no século passado. O México manterá sua posição de respeito à democracia e às instituições. Golpe não.”

Deste lado do Atlântico, comunistas e bloquistas, cada um nos seus termos, disseram o essencial sobre o golpe, esperando-se uma tomada de posição decente, de condenação, por parte do PS e do Governo português.

Entretanto, e mais importante, o indispensável Evo Morales afirmou: “Regresso para junto do meu povo, que nunca me abandonou. A luta continua”. Muito se conquistou nos últimos 13 anos, do nível constitucional ao dos resultados socioeconómicos, como aqui se detalha. Viva Evo.

Actualização: Evo Morales decidiu não se deixar matar, voando para o México, onde a sua segurança está garantida por um Governo digno e solidário. Evo promete voltar com toda a força das classes subalternas bolivianas. Evo vive. Viva Evo.  

16 comentários:

JE disse...

Parabéns pela postura e pelo lembrar

Jaime Santos disse...

Importa lembrar é que Morales se demite, forçado pelos protestos populares e pelo abandono dos militares e da Polícia após eleições altamente contestadas, com claros indícios de manipulação.

Importa ainda recordar, a propósito, o comunicado recente do PCP sobre a queda do muro de Berlim:

"A passagem dos 30 anos após a denominada 'queda do muro de Berlim' tem servido de pretexto para mais uma onda de revisionismo histórico, em que a descontextualização e falsificação dos acontecimentos serve de mote para uma nova e sofisticada campanha anticomunista, em que o capitalismo celebra não só a anexação da República Democrática Alemã (RDA) pela RFA (Republica Federal Alemã), mas igualmente as derrotas do socialismo na União Soviética e noutros países do leste da Europa".

Para os comunistas, as ditaduras só são más quando são de Direita e a soberania boa é mesmo a da nomenklatura.

Como os Bourbons, não aprendem nada e não esquecem nada...

E se o PS for fiel à sua História só pode desejar que novas eleições na Bolívia sejam livres e limpas... Foi para isso que se bateu antes de 74 e depois em 75...

Jose disse...

O Evo, chegado o tempo constitucionalmente previsto para ir para casa, organiza modo de permanecer.
Depois de tantos anos no poder não consegue organizar eleições transparentes e de contas certas.
Quando vê que não ganha, ou não ganha limpo, quer mais eleições.
O povo na rua e as forças armadas dizem, Basta!

Grande alarido da esquerdalhada!

Anónimo disse...

A hipocrisia ê tramada. A falta de memória também

O choro que Jaime Santos deitava a propósito da Revolução Francesa e das suas consequências. Enquanto fazia aquela espécie de panegíricos de classe ao poder no RU

Anónimo disse...

Também é de realçar a forma como a canalha defende um golpe de estado. Promovido pelos militares e com a cumplicidade de quem se sabe

Que Jaime Santos mostre a cada dia que passa o que é e o seu apoio a golpes fascistas só revela o que vai na alma deste indivíduo

Que tente a propósito deste caso trazer um comunicado partidário mostra outras coisas mais. Mas tudo tão feio e idiota que ainda nos espantamos quanto à mediocridade destas coisas.

Será que ele pensa que com este tom consegue apagar a sua defesa ingg Ch incabível dum golpe de estado?

“ isto” é o neoliberalismo fascista que nos querem impingir

Anónimo disse...

Quanto ao jose não se estranha o paleio

Um patrão com saudades de Salazar mostra ao que vem e quem ê

Os seus berros em prol dos falangistas e de Barrientos revelam também o que o faz mover

O apoio aos fascistas sempre o acompanhou e acompanha. Para nosso espanto até com nazis se solidarizou

Anónimo disse...

Não conhecia o comunicado do pc

E não é que estão cobertinhos de razão?

Anónimo disse...

Atenção ao lítio.
Explica muita coisa...

José M. Sousa disse...

Para o Jaime Santos e a outra figura que me escuso de mencionar:

No Evidence That Bolivian Election Results Were Affected by Irregularities or Fraud, Statistical Analysis Shows

http://cepr.net/press-center/press-releases/no-evidence-that-bolivian-election-results-were-affected-by-irregularities-or-fraud-statistical-analysis-shows

Unknown disse...

O Evo Morales estava em primeiro na primeira volta mas não tinha 10% de diferença exigidos pela legislação boliviana, quando faltavam apurar as zonas mais pobres onde o Evo Morales sempre teve melhores votações. Após esse apuramento, a diferença para o situa-se nos 10,3% e portanto Evo Morales é eleito.

As casas de vários dirigemntes da Bolívia são incendiadas, familiares tomados como reféns, os nazis com o apoio dos Estados Unidos, têm um poder imenso.

O sucesso económico da política de Evo Morales é evidente, mesmo se nada é perfeito.

Os Estados Unidos roubam ao longo de décadas, também a América Latina e derrubam governos democraticamente eleitos quando não conseguem pela manipulação da justiça e comunicação social, é pelas armas.

A frase "Grande alarido da esquerdalhada" é tão esclarecedora sobre quem a usa.

Que se respeite a democracia. Se houver dúvidas fundadas sobre a legitimidade dos resultados eleitorais, que se resolva a questão por métodos democráticos e não pela regra que o poder dos do costume tem que se manter a qualquer custo.

Anónimo disse...

Corajoso texto. As ditaduras estão de volta, não lhes interessa melhorar as sociedades, tirar milhões da miséria. O que importa é roubar e escravizar povos, manipular consciências, como agora será na Bolívia e como já aconteceu na Ucrânia.

É verdade, a Bolívia tem reservas de lítio impressionantes e outros recursos que agora caiem inteirinhos nas mãos dos privados.

Vendem as empresas públicas lucrativas por meia dúzia de tostões aos amigos e depois não há dinheiro para o Estado investir na Educação, na Saúde públicas. Quem tem dinheiro, óptimo, quem não tem, azarito...isto é de uma brutalidade e desumanidade tremendas... é o regreeso à Idade das Trevas. Monstruoso!! Os verdadeiros democratas e humanistas que abram os olhos!

Espero que o governo português, tenha coragem para condenar publicamente este golpe de Estado!!

Jose disse...

A pergunta a fazer é simples: depois de tantos anos no poder o Evo ainda não sabe organizar eleições?
Ou andou a fabricar os 0,3% para evitar uma segunda volta que perderia pela certa?

Chorai, chorai, democratas de pacotilha!

Anónimo disse...

"Fanático religioso, histriônico, corrupto: quem é “Macho” Camacho, empresário que encabeça o golpe na Bolívia "

Ele nasceu e cresceu em Santa Cruz, uma das áreas mais ricas e poderosas da Bolívia e o departamento em que historicamente vive a maioria da população branca de descendência europeia do país.
Após se formar advogado na Universidade Privada de Santa Cruz de la Sierra, concluiu estudos de pós-graduação na Universidade de Barcelona, ​​onde fez mestrado em Direito Financeiro e Tributário.
Seu activismo começou aos 23 anos como vice-presidente da organização cívica União Juvenil Cruceñista, que embora se defina como “cívica”, foi descrita pela Federação Internacional de Direitos Humanos como “uma espécie de grupo paramilitar” que realiza actos de racismo e discriminação contra habitantes e instituições indígenas da região.
Ao lado de sua vida pública, Camacho é professor universitário e empresário, e com sua família faz parte do Grupo Empresarial de Inversiones Nacional Vida S.A..
As empresas pertencentes a esta corporação operam na área de seguros, gás e serviços. Há rumores de que uma das principais causas de sua amarga oposição ao governo de Morales se deve a milhões de dívidas e perdas relacionadas ao negócio de gás em Santa Cruz.
Por outro lado, ele está envolvido nos Panama Papers com base na criação de três empresas (Medis Overseas Corp., Navi International Holding e Positive Real Estates) para “ajudar pessoas e empresas a esconder suas fortunas em entidades offshore

Anónimo disse...

A ONU e o modo rasteiro de avalizar o golpe militar na Bolívia.
“A ONU pede para que se realizem eleições transparentes e credíveis na Bolívia o mais rápido possível.”

O porta-voz adjunto do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, declarou que é necessário criar o mais rapidamente possível todas as condições para realizar umas eleições transparentes e credíveis na Bolívia.
E em linguagem sibilina refere que Evo Morales se demitiu, tal como lhe foi pedido pela polícia e as Forças Armadas. Para os media do sistema, e também para Guterres, não se tratou de um golpe militar, gentilmente os militares solicitaram a Evo Morales que se demitisse e ao mesmo tempo ofereciam 50 mil dólares a quem o capturasse e, sabendo desta ignomínia, Guterres pede eleições transparentes e credíveis num país onde decapitaram todas as estruturas sindicais e sociais, Evo Morales não pode concorrer e onde toda a estrutura estatal foi destruída e as perseguições continuam.
Pensava que a canalhice desta instituição tinha limites, que a organização dirigida pelo senhor Guterres não exporia tão abertamente os seus desígnios. Enganei-me, provavelmente ainda não atingiu o auge.

http://aspalavrassaoarmas.blogspot.com/2019/11/a-onu-e-o-modo-rasteiro-de-avalizar-o.html

Anónimo disse...

Aos olhos fechados das chamadas democracias ocidentais, neste dia 12 de Novembro de 2019, militares bolivianos após expulsar o presidente democraticamente eleito e estando a proceder à chacina do povo boliviano, impõem a faixa presidencial à senadora da oposição que se autoproclamou, sem quórum de ambas as câmaras.
Que dizem os governantes dos países ditos democráticos, que diz a “União” Europeia, a ONU e todos os que se afirmam defensores dos direitos humanos e da democracia?

http://aspalavrassaoarmas.blogspot.com/2019/11/mais-que-um-insulto-um-escarro.html

JE disse...

A pergunta é simples

Quando jose fala em saber organizar eleições, refere-se às eleições fascistas em que salazar, depois de tantos anos no poder, andou a fabricar uma vitória, que afinal não passou duma farsa?

Na altura o jose não choramingava, qual salazarento personagem de pacotilha

Parece que isso só se concretizou a 25 de Abril de 74- a choraminguice-
Mais a não contenção de outros líquidos orgânicos

Podemos agora passar a coisas sérias, ultrapassando a boçalidade destas coisas que se
solidarizam com crápulas e com pulhas de mão estendida no ar?