quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Hoje: «Que fazer com este euro?»


«Os cidadãos portugueses e os de cada vez mais países de uma União Europeia e Monetária disfuncional estão a ser submetidos há mais de dois anos a políticas austeritárias sem vocação nem capacidade para resolver os problemas que os afligem (desemprego, precariedade, pobreza, emigração). Pior ainda, elas agravam todos os desajustamentos que diziam querer corrigir (défice, dívida, crescimento). Perante o estado de degradação do país e os bloqueios institucionais e monetários europeus, as escolhas a fazer não são fáceis. Que implicações terá ficar ou sair da zona euro? Em que condições poderá Portugal seguir uma rota de desenvolvimento sustentável e socialmente justo? Como podem os povos europeus evitar a tragédia que se anuncia?»

Debate em torno de um livro que tem pelo menos dois grandes méritos: o de não fugir de uma discussão que se torna cada vez mais inadiável e o de saber colocar, em diálogo construtivo, linhas de pensamento plurais sobre a moeda única e a integração europeia. É hoje, a partir das 18h00, no Auditório do CIUL (Picoas Plaza), em Lisboa.

1 comentário:

Unknown disse...

Ou alterar "o Modelo Europeu"..., ou sair do Euro. Há que enfrentar esta hipótese que cada vez é mais uma certeza, em virtude do actual Modelo Europeu ser excelente apenas para um País!