quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ficar ou Sair do Euro

A propósito do novo livro do Professor João Ferreira do Amaral sobre o Euro, o último "Prós e Contras" versou sobre a possibilidade de saída. Nele participou também o "ladrão" Jorge Bateira. Vale bem a pena ver. Se as serenas e ricas intervenções do Jorge Bateira e de Ferreira do Amaral não fossem motivo suficiente, os argumentos do outro lado são bem eloquentes, entre o "não se pode discutir isto" e pretensos argumentos de autoridade. O link para o programa fica aqui.

Entretanto, depois de ouvir João Salgueiro a argumentar que não se pode falar de saída do euro, não resisti e fui rever este vídeo:

3 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado.
O argumento de "nao se poder discutir isso" tem que ver com as expectativas dos agentes economicos e com possiveis braços de ferro entre um banco central e especuladores....

Paulo Almeida Sande, europeu contemporâneo disse...

Vale a pena discutir, claro.

Mas, se me permitem...

Pôr o acento tónico na saída (da zona euro) como se não houvesse soluções melhores é ignorar que há soluções melhores ou, pelo menos, significa remetê-las para um estatuto inferior. Antes de condenar a zona euro, talvez fosse melhor tentar perceber o que já foi feito e, sobretudo, o que falta fazer para a salvar. E de que forma essa salvação pode abrir as portas do futuro, o tal a que aspiramos e que parece nunca chegar apesar dele nos chegar todos os dias".

Curiosamente, no prós e contras, ninguém se referiu a essas medidas...

Anónimo disse...

Jorge Bateira e João Ferreira do Amaral, já o disse aqui noutro comentário, foram do melhor.
Parabens por isso.
Pena é que Jorge Bateira - JFdo Amaral ainda assim tem sido mais requisitado - não apareça mais vezes na televisão para dar umas lições aos "grandes génios" economistas deste país, como o A.N.Leite e outros que se emigrassem faziam cá tanta falta como a fome.
Claro que se deve discutir o ficar ou sair. Porém,com o Tratado de Lisboa - onde o neoliberalismo é eleito parte intrinseca da europa -, e com do tratado orçamental e a aprovação da regra de ouro, dificilmente Portugal e outros paises na nossa situação conseguirão alguma vez recuperar desta crise.
Com esta europa, o futuro do nosso país e de nós todos, é sermos escravos(mão de obra barata e país barato) dos paises do norte e sobretudo da Alemanha e seus sátelites.
Já estamos, aliás, como alguém já disse, na Idade Média do Capitalismo - vejam só o nivel do desemprego jovem - em Portugal é de 40% - e das pessoas com mais de 50 anos mas menos de 65/67 - velhas para o trabalho mas jovens para a reforma, aos quais este Governo de Loucos Perigosos vai negando cada vez mais o direito á vida.
Com o engrossar constante destes numeros alguma coisa vai ter de acontecer mais dia menos dia e não vai ser nada de bom.
Os politicos que intencionalmente foram responsáveis por esta situação - e nomeadamente a de se subjugarem e de se vergarem aos ditames e interesses Alemães - serão então julgados e condenados, como aconteceu aos que em França, aquando da ocupação alemã colaboraram com os nazis.
Uma coisa é certa, fazer parte de uma europa que anda a toque de caixa e a comando da Alemanha, não obrigado.
Por mim, aliás, vou deixar de comprar produtos alemães.