terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um faz-de-conta



Diz o ministro das finanças que a troika aceitou o défice de 5% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

Acontece que a credibilidade destas metas, e dos cenários macroeconómicos que as sustentam, já se evaporou há muito. Conhecemos estimativas vindas da Assembleia da República, mais independentes, que colocam o défice deste ano nos 7% ou mais.
Tudo o mais constante, isto quer dizer que Vítor Gaspar acredita que pode ir buscar ao capital e aos proprietários de património e bens de luxo a diferença entre a evolução real do défice e o compromisso de 5%.

Hoje, Vítor Gaspar não falou para os portugueses. Deu continuidade ao faz-de-conta que sustenta a sua credibildade externa. Até ao dia em que tudo vai desabar. E esse dia já esteve mais longe. 

7 comentários:

Mário Estevam disse...

Afirmar que a economia deverá começar a crescer no 2º trimestre de 2013 é absolutamente delirante.

Conservador disse...

E qual é a proposta PS?
Queixar-se ao PR? IR ao TC?
*
POIS.
SEM oposição.
*
Como pagar o calote PSD/PS?, como pagar o calote de tantos direitos se não temos contribuintes para eles? Imagine-se a nossa CRP copiada na Tanzania...

Américo Gonçalves disse...

Fiquei convencido ,pela resposta engasgada de Gaspar ao repórter da TVI á pergunta "a troika deu o aval ao novo défice antes ou depois da comunicação de Passos Coelho?", que a Troika encostou o Governo á parede, que a descida da TSU, em que eles insistiam desde o início , e a que o Governo se ia furtando, foi finalmente imposta como um espécie de "Ultimatum" e que o Governo capitulou , simplesmente.Resta-nos mostrar a Passos Coelho que deve ter muito mais medo do Povo que da Troika, começando já no 15 de Setembro!

Miguel Fabiana disse...

Eu julgo que quem faz de conta que ainda é possível MUDAR de rumo, com palavras, debates, colóquios e leituras, é uma minoria que cada vez mais se afasta daqueles que dizem representar em pensamento.

Acção consequente JÁ!!!

O tempo das manifestações com cartazes, já passou! É tempo das manifestações mais assertivas e consequentes - "Eles" perderam o pudor e já gozam em público e sem receios nenhuns, com todos os Outros: NÓS!!!

O conhecimento só faz sentido se apresentar Resultados úteis.

A Inteligência só existe se for USADA com Inteligência e esta não pode ser um fim em si mesma, porque senão vale tanto como a "deles".

Diogo disse...

Há aqui alguma confusão:

O ministro das finanças não quis dizer que o défice iria ser de 5% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

O que ele quis dizer foi que, dada a crescente e percebida animosidade dos portugueses às suas políticas, a probabilidade de ele continuar a respirar, iria ser de 5% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

Donatien disse...

Percebo agora porque querem fechar o Júlio de Matos.

Maria J. Velho disse...

Dizem os entendidos que, os "psicopatas" têm uma inteligência organizada,estruturada e bem calculada."estes " calcularam tudo..! - Países interessantes para colónias de férias? Grécia não está mal.., e Portugal ainda melhor!! -Primeiro, mandámos os jovens embora,que se governem noutros países. -- -----Segundo,matámos os velhos à fome e sem assistência médica(privatizamos tudo).Preocupação com crianças, é desnecessária ,não vai haver natalidade(pudera...). Terceiro,deixámos uns poucos ,aqueles que tem obediência canina,porque precisamos de serviçais ;-está tudo a correr como planeado... Vamos dar um tempo,desfrutar os jogos de esgrima, apreciar os suicídios e homicídios .Ter um pouco mais de paciência,está a correr tudo com planeado!
ALTA FINANÇA,MULTINACIONAIS,GRANDE CAPITAL....malditos sejam !!!