quinta-feira, 7 de junho de 2012

União Política? A democracia faz toda a diferença

Diga lá senhora Merkel de que União Política está a falar? De uma União em que o poder executivo emana de um “consenso” intergovernamental condicionado pelo peso do Governo de um só país (o seu naturalmente), ou de uma União em que o governo resulta do confronto político de projetos para a Europa e do sufrágio universal dos europeus? É que a democracia faz toda a diferença, embora eu não lhe tenha ouvido uma única palavra sobre o assunto.

Alguns dizem que a União Política será o produto de uma situação de extrema necessidade, de um caos eminente que obrigaria os governos europeus a dar o salto para a união política por muito que isso lhes custasse. Será? Será que a cimeira do fim do mês se prepara para saltos que podem ser mortais, sem que os governos deem cavaco a ninguém, sem que se discutam as instituições democráticas em que a legitimidade de uma União teria de se fundar? Onde está o mandato do Governo português para se envolver nestas cavalarias?

1 comentário:

HY disse...

Não tenhoqualquer simpatia pelas políticas da Sra Merkel e pelos seus péssimos efeitos para a Europa, e Portugal em particular, ...mas convém reconhecer que quem historicamente tem impedido uma maior democratizaççao do sistema de governo europeu não tem sido a Alemanha...quem sempre tem defendido o intergovernamentalismo, não tem sido a Alemanha...nem creio que tenha passado a ser.