sexta-feira, 8 de junho de 2012

Crise na Zona Euro


O trabalho de escrutínio, análise e proposta que o grupo de investigação de que faço parte –  Research on Money and Finance - tem vindo a desenvolver nos dois últimos anos sobre a crise da zona euro, dando origem a três relatórios, foi agora sistematizado e publicado em livro pela Versobooks (editora da New Left Review). Adoptando uma abordagem ancorada na economia política, o livro expõe as causas estruturais da crise europeia e denuncia as ineficazes respostas austeritárias. Os vários cenários que se colocam hoje perante a periferia são aqui analisados, argumentando-se pela saída progressista do euro por parte da Grécia. Um país cujo presente se tem mostrado como o futuro de Portugal.

1 comentário:

João Carlos Graça disse...

Muitos parabéns Nuno!
Esta é decerto uma das poucas boas notícias que ainda vão aparecendo.
E obrigado pela magnífica síntese:
"Os vários cenários que se colocam hoje perante a periferia são aqui analisados, argumentando-se pela saída progressista do euro por parte da Grécia. Um país cujo presente se tem mostrado como o futuro de Portugal".
Esta de o "de te fabula narratur" ficar agora virado para para leste e para sul (em vez de para noroeste) tem lá das suas...
E a assunção explícita de uma posição tão obviamente anti "party-line" também, claro. Estas coisas, normalmente, fazem-se com custos individuais.
Mas também, a não "ir por aí", não valia a pena ir por lado nenhum, não é?...
Muito obrigado, Nuno!