domingo, 20 de julho de 2008

Leituras de fim-de-semana no país do «Consenso da Almirante Reis» III

As intervenções, entre outros, de Vítor Constâncio, da insensata proposta do nuclear à defesa da austeridade assimétrica (tudo isto numa interpretação muito lata das suas funções...), parecem ilustrar precisamente uma das teses do último livro de Naomi Klein: a crise pode ser uma oportunidade para impor transformações regressivas a populações desmoralizadas por choques socioeconómicos, políticos ou naturais (para quando a tradução do livro?). E lembram-nos que, em Portugal, a ortodoxia neoclássica, facção neoliberal, parece estar bem entrincheirada lá para as bandas da Almirante Reis (Banco de Portugal). Como se construiu, na condução das políticas públicas, o que o historiador económico Pedro Lains designou por «Consenso da Almirante Reis», versão caseira do malogrado «Consenso de Washington»? A história do neoliberalismo em Portugal está por fazer. Sem teorias da conspiração. Isto dava um bom projecto de investigação. Instituições, programas, quadros teóricos e protagonistas. O consenso emerge no final dos anos setenta, consolida-se nos anos oitenta e para nossa desgraça ainda não tem conclusão à vista. Em Portugal não houve propriamente «think-tanks». Não foi preciso? Passou-se tudo dentro das instituições públicas?

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Diogo disse...

O Vítor Constâncio é uma desbocado em relação a certas matérias. Por outro lado, nunca explicou porque é que os bancos (os campeões do lucro), só pagam 13% de IRC e porque é que Trichet sobe os juros quando não há inflação. Não devíamos ser nós a perguntar, já que Sócrates e os media não o fazem?

João Dias disse...

Aqui não é preciso "think thanks", acho que o segredo é simples, já vi alguns comentários neste blogue que materializam isso, é confundir economia com neoliberalismo-capitalismo. Não é preciso grandes elaborações intelectuais, basta manter o nível de desinformação actual em aspectos essenciais e básicos.
Dois aspectos que me parecem relevantes e que se relacionam:

-> A economia é nos apresentada como uma força da natureza incontrolável(ironia das ironias, já mostramos que as forças da natureza se interrelacionam connosco), um fado do destino que cai sobre decisores políticos e cargos dirigentes que nada podem fazer se não seguir o rumo que essa força avassaladora impõe. Obviamente, este discurso é falso e só pode passar com níveis de desinformação astronómicos, basta começar por dizer que a economia é um produto estritamente humano, as reacções da economia são causadas por seres humanos, por má/boa gestão, más/boas políticas. A política continua a ser um instrumento válido para planear a sociedade e as suas relações económicas, prova cabal disso é a proximidade/promiscuidade entre poder político e económico/financeiro. Se o paradoxo entre inoperatividade/produto humano não chegar convencer, então pelo menos assista-se às relações entre estes dois poderes, para perceber que a política é um instrumento real para regular a economia, caso contrário para que andavam CIP e afins tão interessados em que faz o governo?

-> O próprio pressuposto esconde a diversidade de pressupostos que pode haver. O pressuposto de que não podemos fazer nada perante a adversidade (por exemplo na inflação dos preços dos combustíveis) esconde que isso é uma visão liberal, em que, perante o abusos de mercado, não se deve regular/intervir no mesmo. Mas essa visão não é única, nem sinónimo de economia, é a visão que impera na actualidade e esta segunda arma passa por nunca admitir que existem alternativas. Assim o mercado nem sequer será isto ou aquilo, será "neutro" sem "cor", sem "política", quando na realidade é uma visão, é uma forma política de gestão de patrimónios que, ao contrário do que se possa fazer crer, são públicos, são comuns...

P.S. Já tinha ouvido falar neste "Shock Dotrine" e de facto promete, não pelo factor novidade, até porque a metodologia é escabrosamente clara, mas pelas relações interessantes que a autora será capaz de criar.

L. Rodrigues disse...

Os nossos "decisores" e outros lideres de opinião serviram de ligação directa aos think tanks originais e ao consenso neo-liberal das faculdades de economia.
Ainda me lembro aqui há uns anos em que a menção a MBA era acompanhada de vénias e reverências.
QUe é que se aprendia nesses MBAs? O Consenso, aposto.

Anónimo disse...

gostava de sugerir um livro muito recente mas muito interessante .
Chama-se o CISNE NEGRO é de um filosofo contemporaneo (muito conceitoado lá fora) Libanês. Mas como tem um nome um pouco esquisito não me lembro agora . Mas vale a pena ...

António Lage