quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Ascensão e queda da ordem neoliberal


Estou com Luís Miguel Jorge: este também foi o melhor livro de não-ficção que li este ano. Gary Gerstle, historiador na Universidade de Cambridge, escreveu um livro sobre a história da “ordem política neoliberal” nos EUA, tratando de sublinhar como este feixe de ideias em movimento transatlântico não foi um produto unicamente norte-americano, longe disso, e como, no caso dos EUA, o neoliberalismo se definiu em oposição à “ordem política do New Deal”, que no essencial derrubou. O neoliberalismo, como qualquer ismo, define-se primeiramente em oposição. 

O conceito de ordem política é aqui crucial, abrangendo ideias, instituições e forças sociais que se entrelaçam e perpetuam para lá dos ciclos eleitorais. Aliás, um movimento só se transforma em ordem quando a forças sociais e políticas que se lhe opõem aceitam os seus termos. Tal como a ordem do New Deal só se instituiu quando o Presidente Republicano Dwight Eisenhower aceitou muita da herança de Roosevelt nos anos 1950, a ordem neoliberal só se instituiu com Bill Clinton nos anos 1990, o “Eisenhower de esquerda”, memorável analogia. 

A principal razão que me levou a gostar deste livro reside no facto de conter o melhor desenvolvimento que conheço de uma hipótese que Eric Hobsbawm formulou pioneiramente no início da década de noventa: com a crise do comunismo, “os ricos e poderosos deixaram de ter medo” e sem medo de uma alternativa radical as as reformas social-democratas inscritas no capitalismo perderiam poder de forma decisiva. 

Desde há alguns anos que, em artigos ou em livro, tenho procurado explorar as implicações desta hipótese para a história do neoliberalismo mais centrada na Europa, dando particular destaque ao papel da UE na instituição dessa ordem por cá. E daí o eurocepticismo.

Gary Gerstle argumenta de forma convincente como a história dos EUA desde os anos trinta é moldada pela questão da “ameaça” comunista, sublinhando como a aceitação pelos republicanos do essencial do New Deal não pode ser desligada do medo da atração pelo modelo alternativo, aventando que talvez a ordem política neoliberal não tivesse sido instituída se não fosse pelo fim da Guerra Fria. No fundo, apesar de ser assumidamente anti-comunista, é obrigado a reconhecer de forma particularmente profunda que tudo se tornou mais difícil para a social-democracia norte-americana com o fim da URSS. 

Este livro, muito bem escrito e com uma síntese perfeita dos padrões gerados pelo neoliberalismo, acaba com uma nota sobre tempos de transição, em que a ordem neoliberal geradora de monstros começa a soçobrar. O que a substituirá, se é que a questão já se coloca, esta longe de ser claro. Pelo menos, a incerteza e a turbulência podem ser o reinício da política com P grande, a que muda as regras do jogo.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Que livro de Eric Howsbawm é referido no texto?
Obrigado!

Anónimo disse...

A Era dos Extremos.