segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

A independência dependente


Um exercício de hipocrisia completo. O BCE aumenta as taxas de juro, sabendo que isso vai aumentar o malparado, por via do aumento das prestações e por via da recessão. Então recomenda aos bancos que sejam "prudentes" na distribuição dos dividendos para evitar a descapitalização.

A utilidade de tudo isto é nula. Os bancos sabem que têm uma garantia pública implícita e irão ignorar olimpicamente as "recomendações". Tudo o que puderem distribuir será distribuído e o regulador vai ficar a olhar. É para isso que existe.

O BCE quer fugir às responsabilidades desta política monetária, mas não impõe coisa nenhuma, como é seu poder e dever. Faz apelos para serem publicados nos jornais e para depois poder dizer "nós avisámos". Imposições, essas, ficam para a arraia miúda que, além da inflação, dos cortes dos salários e pensões e do aumento das prestações, ainda vai acabar a pagar mais resgates de bancos.

A independência do BCE é isto. 100% de Impunidade. Um instrumento central da política económica e a supervisão do sistema financeiro são entregues a gente inimputável, cuja carreira atual e futura depende do setor que é suposto supervisionar.

Sem comentários: