quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Os avisos que o PS não quer ouvir sobre as “criptocoisas”


Na semana passada deu-se o colapso de uma das maiores plataformas cripto, a FTX, e da sua "moeda" associada, a FTT. Uma sucessão de eventos rápidos, alimentados por comunicados no Twitter, espalharam o pânico e com a sua queda deu-se a desvalorização de todo o setor, altamente interconectado e exposto. Agora o universo cripto parece estar finalmente descredibilizado e está a tentar ao máximo fingir uma reinvenção. Na sua essência nada mudará. 

Esta segunda-feira, o CEO da Binance, a atual maior corretora e com quem a FTX competia diretamente, anunciou a intenção de criar um fundo de recuperação para todo o setor. A ideia é garantir que não ocorrem novas crises de liquidez, fornecendo reservas. Mas a verdadeira estabilidade continua a cargo do Banco Central. Caso haja uma corrida aos dólares, será este que garante ou não as reservas da moeda socialmente aceite. Esta ideia é pois mais uma fraude.

Para além disso, o que isto mostra, mais uma vez, é a incapacidade de estabilidade sem uma autoridade central. Desmente-se a premissa de uma moeda descentralizada. Como já aqui se disse A moeda é produto do monopólio da violência legítima e da confiança social que só um Estado capaz garante.

Ao mesmo tempo que isto acontece, o governo português avança com um sistema fiscal com o intuito de atrair criptoespeculadores, concedendo-lhes cada vez mais benefícios e isenções. 

Pior ainda: baixa a fasquia também para o tratamento fiscal dos ganhos de capital dos instrumentos financeiros tradicionais. As ações e obrigações, que antes estavam sujeitas a uma taxa única de 28%, passarão a pagar 22% quando detidas entre cinco e oito anos e a 11% quando detidas mais de oito anos. 

Este é um precedente perigoso porque utiliza as “criptocoisas”, altamente permeáveis aos interesses privados de um nicho de investidores, como bitola para todo o sistema financeiro. 

Os avisos sobre a instabilidade e fraude já foram muitos e a última grande queda antes desta deu-se em junho, não há muito tempo. Seria bom que o governo não se deixasse enganar pelo canto da sereia.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Bloomberg : Crypto contagion spreads

The fallout from the rapid collapse of Sam Bankman-Fried’s FTX is spreading across the crypto world. Cryptocurrency lender BlockFi is said to be preparing to file for bankruptcy within days. The mess has even ensnared the billionaire Winklevoss twins. Their lending partner is suspending redemptions and new loan originations after facing withdrawal requests that exceeded current liquidity. Gemini Trust, founded by Cameron and Tyler Winklevoss, subsequently announced its yield product for retail investors will also halt redemptions. All over the crypto world, yet another reckoning is underway.