quarta-feira, 9 de março de 2022

Hoje: Debate Práxis

«O artigo 54º da Constituição determina que “É direito dos trabalhadores criarem comissões de trabalhadores para defesa dos seus interesses e intervenção democrática na vida da empresa”. As comissões de trabalhadores são um direito e uma conquista da democracia e do 25 de Abril. Têm direitos próprios estabelecidos na Constituição e nas leis laborais; representam todos os trabalhadores da empresa; somam e não subtraem, relativamente às estruturas sindicais, para a conquista de mais democracia nos locais de trabalho.
Propomos uma reflexão colectiva, dirigida principalmente à participação de membros das comissões de trabalhadores, sobre o estado destas organizações, do cumprimento da lei e dos seus direitos nas empresas e sobre os caminhos para o fortalecimento e crescimento desta importante forma de organização dos trabalhadores.
»

Promovido pela Práxis, o debate tem início às 21h00 e realiza-se por videoconferência, podendo ser acompanhado aqui (sem necessidade de inscrição prévia). Com moderação de Rui Moreira (CT da Meo/Altice e Práxis), conta com a participação de Alan Stoleroff (ISCTE), António Monteiro Fernandes (FDUNL), Maximiliano Pereira (CT da Bosch-Braga) e Nuno Ferreira (CT do Turismo do Porto e Norte de Portugal). O encerramento está a cargo de Henrique Sousa (Direção da Práxis).

Sem comentários: