sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Leituras


«A única praxe constitucional existente entre nós em matéria de formação de governos depois das eleições – ou seja, a de que “quem ganha as eleições tem direito a formar governo” - foi inteiramente respeitada. (...) O que não existe é uma outra alegada praxe, segundo a qual os governos têm o direito de "passar" na AR, mesmo quanto minoritários. Sempre houve moções de rejeição. O primeiro governo minoritário do PSD em 1985 foi alvo de uma moção de rejeição do PS, que só não vingou porque o PRD não a secundou. O PSD (salvo em 1999) e o CDS não têm proposto a rejeição de governos minoritários do PS pela simples razão de que nunca tiveram a necessária maioria absoluta para a aprovarem. Tal "convenção" é, portanto, uma conveniente invenção, sem nenhum fundamento.»

Vital Moreira, Uma nova "convenção constitucional"?

«Primeiro, era a Alternativa, onde está a Alternativa? Veio, através de um Grupo de Trabalho. Grupo de trabalho? Queremos é as contas, onde estão as contas? Vieram as contas, com “modelo macroeconómico” e tudo. Contas, mas quais contas? Queremos o Programa, onde está o programa eleitoral? Lá veio o Programa Eleitoral. Tudo a seu tempo, com o tempo de quem tem tempo. Depois, o Acordo onde está o Acordo? Nunca mais vem o Acordo? Lá vieram três acordos. E um Programa de Governo. Três acordos? Estão loucos? Irresponsabilidade! Queremos um Acordo, não três, não uma manta-de-retalhos. Onde está o Acordo? Queremos o Acordo! Já se está a ver que virá aí uma resposta à altura. Desta vez, possivelmente, dirigida em pessoa ao Presidente da República, que é o grande farol de tudo isto.»

Pedro Lains, Não facilitem tanto a vida ao Costa

«Uma coisa é não se querer uma solução que nos desagrada ou não se ter grande confiança nela, outra são as regras do jogo. Ou seja, podia-se desejar que o Presidente da República obrigasse o PS a votar de acordo com as vontades da PAF, mas Cavaco não o pode fazer. Também se pode querer muito que Cavaco obrigue o PS, o BE e o PCP a assinar um acordo como ele quer, mas, por muito que ele queira, não tem poderes para isso. (...) É certo, porém, que no caso de indigitar Costa a responsabilidade do que vier a seguir será do líder do PS e dos outros dois partidos; se mantiver a PAF no poder é Cavaco que tem de responder por tudo o que vier a acontecer nos próximos tempos. Faça favor de decidir, Sr. Presidente, mas rápido, por favor, as alternativas não são muitas.»

Pedro Marques Lopes, Desejos e realidade

«Cavaco Silva avisou os portugueses, em devido tempo, de que não estava no seu horizonte a opção por governos de iniciativa presidencial. Invocando a revisão constitucional de 1982 para lembrar que, desde então, os governos respondem perante, e só, a Assembleia da República, Cavaco Silva sublinhou que "não faz qualquer sentido" que, vinte anos depois, possa ser congeminado um governo indicado pelo chefe de Estado. Acresce que, em vésperas das eleições legislativas, Cavaco Silva entendeu que um acordo de incidência parlamentar daria a estabilidade necessária e suficiente para assegurar a governabilidade de que o país carece: "Em Portugal, o compromisso [para a formação do Governo] pode também revestir a forma de acordo de incidência parlamentar".»

Miguel Abrantes, Somos todos Cavaco

11 comentários:

Anónimo disse...

Antonio Costa se propos com a Esquerda pilotar agora um país encurralado em um redil de três malhas: a crise política, a crise econômica e aquela que um cientista, deputado eleito pelo PS, considera a mais grave de todas, ‘a crise da esperança’. Enquanto o presidente da republica vai marcar com as cagarras aquilo que já há muito foi marcado com o Tratado de Turdesilhas…teria sido melhor em Olivença…acho eu!
As vezes fico cogitando…Como foi possivel a Mario Soares jumtar-se a Cavaco Silva para nos enfiar o Barrete da CEE—EU?
Esta´ nas ultimas, coitado… o estretor odiente leva-o para o Centro do Planeta…tambem so mesmo com as avezinhas raras. De Adelino Silva

Anónimo disse...

Claro, clarinho como água, cristalinos as leituras.
A coligação de Direita trauliteira e sem vergonha, não governa porque não pode governar (ponto).
A maioria do povo português não os quer lá nem pintados. Em parte alguma da constituição, como diz Vital Moreira, existe norma ( nem há qualquer costume (?) nesse sentido) de governar quem não tem uma maioria que o sustente. Era o que mais faltava qualquer partido da oposição ser obrigado a sustentar as malfeitorias da PAF só porque ( individualmente considerados) tiveram o maior numero de votos. Pois, mas não têm a maioria.! São surdos ó quê.?.
Depois vem a "madalena" dizer que é necessário uma revisão constitucional para haver eleições gerais ( outra vez.!) até que eles - o PAF - ganhe uma maioria absoluta.
O tipo concerteza "chuta-se" ou então teve uma noite mal passada e acordou com os pés de fora. Ó P.Coelho devia era andar daqui para fora que faz cá tanta falta como a fome.
O melhor, mesmo, era ele ( o piegas, queixinhas...) fazer o que recomendou aos portugueses, sair da sua zona de conforto e emigrar. De certeza que os amigos dele na Alemanha lhe arranjavam um tachinho.
E já agora, golpistas são vocês ( esta direita miserável, genéticamente, miserável...) porque querem governar á força, nem que para isso tenham de haver as eleições que forem necessárias até que ganhem com maioria absoluta. Onde é que será que esta espécie foi aprender esta.!? Emigre, homem, não seja queixinhs e piegas.

Jose disse...

Vêm os teóricos defender a institucionalização da mais fraudulenta parlamentarice saída da mais clara filha da putice, dita como republicana.
Os macónicos herdeiros da 1ª República estão aí, acoitados na sombra pela maior parte, com seus testas de ferro a cavarem-lhes a restituição do feudo.
Chamam acordos a papeluchos inconsistentes e juntam-se a quem quer que seja para subirem ao poleiro.

Que a resposta exceda em toda a medida o que agora é servido como ofensa da verdade eleitoral e do bom senso, é tudo quanto posso desejar.
Pode o país empobrecer, mas que conserve um mínimo de esperança de que subsista algum sentido da dignidade na acção política.

Jose disse...

Serventuário da Rosa, veste roupagens de economista, ignora o PEC com a mesma desfaçatez com que ora ignora ora subscreve as virtualidade da manipulação da TSU.
Um lacaio tão melífluo quanto falso, homem-de-mão de seita maçónica.

Jose disse...

O adiposo Lopes, observador 'rigorosíssimo', não observa o óbvio:
Algum dia o PS montava semelhante FARSA se o PR (QUALQUER PR!) pudesse convocar eleições?

Mais um cretino pago à palavra para ocultar a deriva da política para a bandalheira. Espero vê-lo na próxima palestra do Sócrates.

Jose disse...

A Cavaco põem-se três alternativas:
- Validar uma fraude
- Manter o governo (os cofres estão cheios...e ameaçados pela comunada)
- Encontrar gente honrada e reputada que confronte os bandalhos e lute pela dignidade na política

Nada a opôr à terceira.
A segunda limita-se a servir.
A primeira é que mais me atrai, mas na condição de soarem os clarins de guerra. Canalha!

maria disse...

É pá! oh! josé... esses figados estão maus!! será cancro? ou hepatite? deoxa sempre tens o sns! é a vida!..!

pois não diria melhor que o anónimo das 12:27, vão embora ressabiados!! a ue arranjar-vos-à um bom emprego....

por cá ficremos melhor sem o vosso ódio! agora que caiem as máscaras "democratas"!

em s. bento até a associação josé afonso foi incomodada pelos manifestantes trauliteiros e malcriados!

até os bispos veem apelar à calma... pois! não sei não....

penso que talvez fosse a hora, ESTÁ NA HORA! de se organizar conjuntamente foruns, espectaculos (concertos e teatro) a dar Força a esta possibilidade de governo do ps...

é URGENTE ESTAR NA RUA PARA APOIAR ESTA POSSIBILIDADE DE GOVERNO!!!!, digo eu!

Anónimo disse...

Avariou o painel solar, liguei ao senhorio. Diz me ele ao ligar d volta que os técnicos estão aí amanhã as duas da tarde. Digo que não da estou a trabalhar. Diz me ele que lhe posso deixar a chave que vai lá ele, só ele.
Os portugueses estão habituados entregar as chaves de casa a pessoas de bem, com principios, que vão zelar pelos seus interesses. Acho que está aí o problema. Demasiado acesso à casa sem que o morador se interesse em zelar ele pelo que e dele.
Boas intenções...

Anónimo disse...

Olá, afinal não é só o P.Coelho que não tem tino. Há aqui alguém que também tem a mania que isto é dele e dos compinchas ( tal qual o P.Coelho e o P.Portas) e vai daí desata a mandar vir com tudo e todos.O tipo ( e toda a direita deste país), perdeu, definitivamente, a cabeça.Estão mesmo nas últimas e desesperados.
Ó fulaninho, vá-se mas é tratar.E para já tome uns quantos Xanaxes que assim já pode dormir descansado. E vá insultar quem lhe fez a cabeça......

meirelesportuense disse...

Esta foto mostra o PreCSilva a dialogar com as Cagarras através do buraco da agulha!

meirelesportuense disse...

Ou será que é apenas uma demonstração de voyerismo no urinol?...